TC34 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Fernanda Rosa Moraes
  • Gercimar Martins Cabral Costa
  • Isa Lucia de Morais

Palavras-chave:

Agenda 2030. Conservação Ambiental. Sustentabilidade.

Resumo

Os anseios para o desenvolvimento em consonância com a conservação ambiental estão intimamente ligados e ganhou relevância internacional a partir da Eco-92, advento da Agenda 21 e posteriormente da Agenda 2030, na qual os países signatários do acordo se comprometeram a adotar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvimento sustentável e Educação Ambiental são temas relevantes diante da crise ambiental instaurada no mundo atual. Neste viés, faz-se necessário o entendimento sobre os conceitos e tendências, nacionais e internacionais, bem como as principais controvérsias e consensos acerca desses temas. Sendo assim esse estudo objetiva apresentar uma concepção de Educação Ambiental associada ao movimento do desenvolvimento sustentável. Nesta pesquisa são apresentados os principais eventos intergovernamentais que deram surgimento a essa concepção de Educação Ambiental, os principais objetivos do desenvolvimento sustentável, as principais controvérsias e consensos entre Educação Ambiental e Educação para o desenvolvimento sustentável. As questões relativas ao crescimento econômico e sua relação com o desenvolvimento são abordadas, numa tentativa de esclarecer porque ainda existem questões polêmicas em torno do conceito de desenvolvimento sustentável. O Desenvolvimento Sustentável é um processo no qual as políticas econômicas, fiscais, comerciais, energéticas, agrícolas e industriais são organizadas para produzir um desenvolvimento econômico, social e ecologicamente sustentável, implicando um novo conceito de crescimento econômico, sem destruir ainda mais os recursos naturais finitos do mundo nem colocar em dúvida a capacidade de sustentabilidade do planeta. O artigo discute conceitos constantes nos documentos intergovernamentais, sobretudo os produzidos pelas agências da Organização das Nações Unidas, que criaram marcos para o debate e introduziram elementos para que se desencadeassem ações mundiais de Educação Ambiental. Por fim, esse trabalho apresenta como o Brasil se posicionou a partir da assinatura dos documentos internacionais, especialmente o Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e qual a repercussão na Educação Ambiental formal.

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Publicado

2023-12-26