TC39 PRÁTICAS DIGITAIS DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Zilda Dourado Pinheiro

Palavras-chave:

TDICs. Incentivo à leitura. Literatura. Internet.

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de apresentar algumas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (doravante TDIC) direcionadas para o incentivo à leitura de Literatura no ensino superior. Este estudo faz parte de uma pesquisa de pós-doutoramento intitulada “Estratégias de formação de leitores de escritora africanas e brasileiras por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em parceria com o Centro de Idiomas da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Sudoeste. Esta pesquisa motiva-se por uma problemática posta de baixa leitura literária detectada em alunos de graduação, somada a uma necessidade de se fazer bom uso das tecnologias. Existe um discurso de rivalização entre o uso da tecnologia e o uso do livro, contudo a atualidade mostra uma presença massiva de escritores, de editores, de clubes de leitura e de influencers literários na internet.  Isso posto, seguindo as metodologias de estudo exploratório (Lakatos & Marconi, 2019) e a do Grupo Focal (Gatti, 2005), esse trabalho fez um primeiro levantamento das principais TDICs utilizadas como ferramentas capazes de otimizar o acesso aos livros e a realização da leitura. Até o presente momento, destacaram-se três ferramentas tecnológicas: perfis literários nas redes sociais; aplicativos de acompanhamento de leitura; plataformas de reunião on-line para a realização de Clubes de leitura virtuais. A existência desses recursos nos permite afirmar que existe um caminho aberto para formação de leitores por meio das TDICs, sendo necessária a delimitação de grupos de leitores e de estratégias eficientes para que esse percurso alcance o seu objetivo final: o de aproximar cada vez mais as pessoas da Literatura.

Downloads

Publicado

2023-12-26