TC41 PROJETO SEGUIDORES DE ESOPO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Aurélio Norberto da Silva
  • Viviane Ferreira Machado
  • Andreia Cristina da Silva

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Ludicidade. Imaginação. Educação.

Resumo

O projeto de extensão "Seguidores de Esopo: Contação de Histórias" da UEG/Quirinópolis tem como público-alvo crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e particulares de Quirinópolis, Goiás, e cidades próximas, bem como a primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Seu principal objetivo é promover o contato direto de crianças, adolescentes e adultos com a literatura infantojuvenil por meio da contação de histórias, incluindo contos de fadas, mitos, aventuras, fábulas e histórias reais. Os objetivos do projeto incluem a formação de grupos de contadores de histórias por meio de oficinas, resgatando o hábito de contar histórias na sala de aula e capacitando professores para desenvolver projetos de contação de histórias em suas instituições. A relevância do projeto reside no potencial das histórias infantis de estimular a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento da expressão oral. A contação de histórias também transmite valores éticos, promovendo uma melhor convivência no ambiente escolar e ajudando no desenvolvimento da leitura e da produção de textos. A metodologia envolve a participação em oficinas para aprender técnicas de contação de histórias, a seleção de histórias adequadas para cada faixa etária, a elaboração e execução de projetos de contação de histórias em escolas públicas, e a capacitação de professores para desenvolverem projetos semelhantes. O projeto busca não apenas resgatar a tradição de contar histórias, mas também fortalecer a formação de leitores e produtores de textos, promovendo o acesso à literatura infantil e incentivando a formação de cidadãos críticos e éticos. O projeto tem um cronograma semanal com uma carga horária de duas horas por semana, além de atividades adicionais nas escolas onde os projetos são executados. Evidencia-se que a execução do projeto constitui-se contexto significativo para o exercício da docência, favorecendo a ampliação de conhecimentos multidisciplinares.

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Publicado

2023-12-26