TC43 REGIONALISMO, IDENTIDADE E ENSINO: UM ESTUDO SOCIO-LEXICAL APLICADO ÀS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Maria Eduarda Ferreira da Silva
  • A Braga do Carmo

Palavras-chave:

Regionalismo. Escola. Lexicologia. Sequência didática. Sociolinguística.

Resumo

A presente pesquisa teve o objetivo de fomentar uma reflexão sobre a relação entre variação linguística e identidade, a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática em uma turma de Ensino Médio, de uma escola pública e estadual da cidade de Quirinópolis, em Goiás. Para tanto, o estudo constituiu-se no âmbito da Sociolinguística em articulação com a Lexicologia, para se refletir sobre a relação entre língua, sujeito e identidade regional. Desse modo, buscou-se descrever o imaginário linguístico estabelecido pelos alunos, no que se refere aos regionalismos lexicais goianos, e identificar os estigmas e os preconceitos presentes nas falas dos estudantes. Os pressupostos teóricos da pesquisa fundamentaram-se nos estudos de Antunes (2007; 2009), Bagno (1999; 2012), Bakhtin (1992), Basilio (1980), Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2003; 2015), Silva (1997), entre outros estudiosos das áreas teóricas mobilizadas. Essa pesquisa constituiu-se dentro de uma abordagem qualitativa e evidenciou um pensamento crítico sobre a ideia de erro e estigma, geralmente relacionados aos regionalismos lexicais e ao sotaque goianos. Logo, ao final do estudo realizado, foi possível compreender como a escola destaca-se como instituição fundamental para se verificar o imaginário social dos sujeitos sobre a língua, bem como para conscientizá-los sobre o preconceito linguístico e a necessidade de atenuar os seus efeitos na sociedade. Visto isso, é importante salientar que a sequência didática aplicada permitiu aos estudantes constituírem-se enquanto autores e pesquisadores, ao fazerem refletir sobre o saber lexical goiano por meio de atividades que os colocavam como protagonistas do processo de aprendizagem. Então, ao apreendermos a relação entre léxico, variação e sociedade foi possível elucidar, em âmbito educacional, que a língua é um dos principais aspectos caracterizadores da identidade dos sujeitos.

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Publicado

2023-12-26