TC44 RESENHAS PAULOFREIREANAS: APROFUNDAMENTOS

Autores

  • Gilson Xavier de Azevedo
  • Geovana Oliveira Bessa

Palavras-chave:

Educação. Paulo Freire. Resenhas.

Resumo

O Objetivo deste projeto de pesquisa é analisar 31 obras de Paulo Freire, publicadas no período de 1959-2013, a partir do gênero resenha crítica, de modo a se entender qual a contribuição desse importante teórico brasileiro para a realidade da nossa educação. O conhecimento da obra freireana é elementar para se combater o fascismo de extrema direita e para compreender o sentido último da educação. Justifica-se o presente estudo tanto pela relevância desse teórico para a sedimentação de uma educação pensada a partir das necessidades nacionais de sua época, quanto pelos muitos ataques sofridos pelo autor e suas obras durante os anos do governo de extrema-direita (2018-2022). O problema em questão é se a obra de Paulo Freire ainda se mostra como relevante para o entendimento e a proposição da ação educacional libertadora em nossos dias? Justifica-se a proposta pelo conjunto de fatos e retrotopias que o Brasil vem vivenciando desde o golpe no governo Dilma. O presente projeto de pesquisa, tenciona construir, ao longo de sua execução, percepções exploratórias de caráter bibliográfico, a partir do gênero literário “resenha crítica”, de modo a se propor a leitura, a construção das resenhas e a organização de um livro composto por elas ao final da execução do projeto a ser lançado em 2025. Tenciona-se produzir com o referido projeto, resultados que nos permitam rediscutir e redefinir algumas práticas pedagógicas do curso de pedagogia da UEG Câmpus Sudoeste, Unidade Quirinópolis e lançar ao final da execução deste projeto, um livro com as resenhas paufreireanas produzidas por nós docentes e por acadêmicos do referido curso.

 

Downloads

Publicado

2023-12-26