TC46 TEXTO, SENTIDO E AUTORIA: PRÁTICAS DE PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO CONTO

Autores

  • Raiza Michely Silva Costa
  • Anna Karolline Silveira Aguiar
  • Jaqueline da Conceição Almeida
  • Lígia Eduarda Martins Carvalho
  • Anderson Braga do Carmo

Palavras-chave:

Formação docente; Gênero discursivo conto; Autoria; Produção textual; Linguística aplicada.

Resumo

Com o objetivo de fomentar a iniciação à docência desde os primeiros períodos do curso de Letras, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) realiza-se na cidade de Quirinópolis por meio de um subprojeto interdisciplinar, língua portuguesa e língua inglesa, efetivada desde junho de 2023 em uma escola pública. Nesta escola, quinze pibidianos efetivam semanalmente práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, tendo como foco estudantes do oitavo e do nono ano do Ensino Fundamental. Como proposta desta investigação, buscamos apresentar um relato de experiência sobre a proposta didática de se trabalhar com o gênero discursivo conto. Assim, a partir de suposições teórico-metodológicas de autores como Bakhtin (2011), Gancho (1991), Gotlib (1990), Moita Lopes (2013) e Gallo (1992), a sequência didática produzida e aplicada pelo grupo trabalhou aspectos como: constituição e elementos da narrativa, características do gênero conto, criação e descrição de um personagem, produção textual e reescrita de um conto. Além de ampliar os conhecimentos dos alunos, a iniciativa possibilitou aos estudantes constituírem-se como autores de suas produções, meta maior da nossa proposta. Dessa forma, ao executarmos uma proposta didática em tela, verificamos que é do diálogo das escolas públicas com a universidade que surgem as iniciativas que visam a construir para os cidadãos de Quirinópolis o acesso a uma educação plural, crítica e humana, e é neste sentido que o PIBID desenvolve como suas ações. A integração entre teoria e prática na formação docente é essencial, e o PIBID se destaca como agente transformador, promovendo não apenas o enriquecimento acadêmico, mas também a construção de uma educação mais inclusiva e reflexiva.

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Publicado

2023-12-26