TC47 UM ESTUDO MITOCRÍTICO DO CONTO “A HISTÓRIA DE BLIMUNDO” DE LEÃO LOPES (CABO VERDE)

Autores

  • Diene Kelly Oliveira Pereira
  • Zilda Dourado Pinheiro

Palavras-chave:

Mito. Antropologia do Imaginário. Mártir. Cabo Verde. Independência.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo mitocrítico do conto “A história de Blimundo” do escritor Leão Lopes (Cabo Verde), na perspectiva da Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (2002). Tal estudo faz parte do projeto de Iniciação Científica, em andamento, na modalidade PBIC/UEG (2023-2024), intitulada de “Estratégias de leitura e de interpretação de conto literário para clubes de leitura on-line”. Assim sendo, o conto “A história de Blimundo” foi selecionado porque ele é uma narrativa popular de Cabo Verde, país africano que tem a língua portuguesa como oficial. Após essa seleção, o trabalho de análise foi feito a partir do levantamento dos traços mitológicos, em conformidade com a mitocrítica de Gilbert Durand (1996). Trata-se de uma metodologia de estudo dos mitos presentes em uma obra cultural, seja texto literário, filme, propaganda, fotografia, obra arquitetônica, etc. De acordo com Durand (2012), o mito é uma narrativa composta por símbolos e por arquétipos que subjazem a nossa cultura e as obras individuais. O método de estudo do mito consiste em analisar as metáforas, os símbolos, os personagens e traços da narrativa que podem atualizar uma narrativa mítica presente na nossa cultura. Desse modo, o conto “A história de Blimundo” de Leão Lopes atualiza o mito do mártir, tal como se vê nas narrativas de Nelson Mandela, Marthin Luther King, Mahatma Gandhi, Jesus Cristo. Essas histórias são de pessoas que se sacrificaram para defender um ideal coletivo de busca pela liberdade, pelo fim das opressões sociais. Assim, o personagem Boi Blimundo protagoniza uma história em que ele simboliza a luta de Cabo Verde pela independência de Portugal.

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Publicado

2023-12-27