TC48 UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA E A ATUAÇÃO DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Nágila Richelly de Araújo Silva
  • Fernanda Sousa Rosa
  • Francielho de Oliveira
  • Anderson Braga do Carmo

Palavras-chave:

Escrita. Universidade. Protagonismo. Educação. Linguística Aplicada.

Resumo

 

Resumo: Com objetivo de incentivar a iniciação de graduandos à docência nos primeiros períodos do curso de Letras, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) realiza-se em Quirinópolis, no estado de Goiás, desde junho de 2023, em uma escola pública da cidade. Na escola em questão, foram realizadas semanalmente práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, com alunos de nonos e oitavos anos do ensino fundamental. Neste estudo, buscamos refletir sobre a prática de produção de um conto, a partir da proposta didática realizada pelos docentes do programa. Para tanto, foram mobilizadas as reflexões de Bakhtin (2011), Gancho (1991), Gotlib (1990), Moita Lopes (2006), Gallo (1992) e Pinar (2007) para o desenvolvimento tanto das intervenções didático- metodológicas, quanto para a constituição da nossa análise. Além de ampliar os conhecimentos dos alunos, no que tange à autoria e aos conhecimentos de língua portuguesa, a iniciativa gerou um senso de protagonismo, fortalecendo o desenvolvimento intelectual e criativo dos discentes. A partir do desenvolvimento do diálogo entre a universidade e a escola, notamos que os alunos se mostraram mais participativos e compromissados com as atividades propostas, o que foi visto com otimismo pelos licenciandos. Por outro lado, os professores puderam enriquecer a sua formação por meio da experiência, tanto no que se refere à atuação na escola, quanto no desenvolvimento e elaboração das aulas de língua portuguesa. Visto isso, entendemos que o PIBID, juntamente com a Universidade Estadual de Goiás, ao visarem uma educação de qualidade, humana e multifacetária, contribuem com a formação de cidadãos, em Quirinópolis, que sejam críticos e protagonistas em suas práticas sociais e de escrita.

Downloads

Publicado

2023-12-27