TC49 UNIVERSIDADE, ESCOLA E INTERAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Diene Kelly Oliveira Pereira
  • Edilane Soares da Silva
  • Isabel Medrado dos Santos
  • Bruna Moreira Ferreira
  • Anderson Braga do Carmo

Palavras-chave:

Formação docente. Gênero discursivo conto. Produção textual. Autoria. Linguística Aplicada.

Resumo

O objetivo deste estudo é o de realizar um relato de experiência sobre o ensino do gênero discursivo conto nas aulas de língua portuguesa, a partir do desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid, em uma escola pública da cidade de Quirinópolis, em Goiás. Ao estabelecermos o princípio da interação dialógica (QUIMELLI, 2016) como fundamental para o desenvolvimento do trabalho realizado, esperamos mostrar que a relação entre teoria e prática e a construção do conhecimento constituem-se de forma vertical e equânime entre os partícipes do processo de ensino e aprendizagem: os bolsistas, que se constituem enquanto professores em formação, e os estudantes do ensino fundamental. Para tanto, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, estabelecemos o nosso estudo a partir dos pressupostos de Quimelli (216), Moita Lopes (2006), Bakhtin (2011) e Gallo (1992). Ao final do percurso realizado, verificamos que a prática de produção escrita se estabeleceu como uma ação significativa para o desenvolvimento da assunção da autoria e para apreendermos as subjetividades dos discentes-escritores, mostrando-nos que a linguagem é uma atividade social e que deve ser estabelecida de forma interativa e constante na escola. Logo, o Pibid, enquanto programa articulador entre a universidade e a escola, tem cumprido o papel de problematizar o ensino de língua portuguesa em uma abordagem histórica, social e dialógica, refletindo sobre as concepções de língua/linguagem, os objetivos de ensino, os procedimentos e as avaliações observadas nas escolas-campo e os resultados obtidos com as atividades interventivas realizadas. Portanto, a interação dialógica entre universidade e escola integram-se na construção de um conhecimento cujos participantes aprendem em conjunto, pois este saber encontra-se sempre em movimento, em processo e nunca completo.

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Publicado

2023-12-27