TC50 VISITA EM AMBIENTE NÃO-FORMAL COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Rosicler Aparecida Moreira Cardoso
  • Jane Aparecida Cabral
  • João Lucas Vieira
  • Reile Ferreira Rossi

Palavras-chave:

Educação. Ensino Fundamental. Laboratório. Material Biológico.

Resumo

As ações pedagógicas têm que serem desenvolvidas através do saber que os estudantes constroem no seu cotidiano, a fim de dar maior significado aos conteúdos escolares, relacionando-os com os que eles vivenciam no seu dia-a-dia. Esse conhecimento é adquirido pela observação e por informações diversas que precisam ser confrontados com o conhecimento científico, dando outras dimensões ao cotidiano. O principal objetivo desse trabalho é explorar a importância de métodos didáticos e recursos pedagógicos a fim de possibilitar situações de aprendizagem de objetos de conhecimento de Ciências da Natureza e despertar o interesse dos estudantes pelos estudos. Este estudo apresenta resultados de uma visita orientada aos laboratórios da Universidade Estadual de Goiás, proporcionada aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental II. A visita foi realizada em dois laboratórios e contou com atividades práticas as quais compuseram os dados da pesquisa. A abordagem despertou o interesse dos estudantes, proporcionando momentos de aprendizagem significativa, assim como possibilitou uma aproximação com o processo de produção do conhecimento científico, podendo ser utilizada e adaptada por outros professores a partir de seu contexto escolar a fim de incentivar o desenvolvimento de futuros profissionais e investigar as abordagens tradicionais de ensino de Ciências. Além disso, destacamos a necessidade de tornar a educação mais atrativa, reconhecendo os estudantes como indivíduos fundamentais no processo educativo, através de diferentes metodologias de ensino. Consideramos que a visita orientada aos laboratórios proporcionou momentos para favorecer uma aprendizagem significativa aos estudantes assim como permitiu uma aproximação entre a produção do conhecimento científico e o ensino de Ciências, visto que despertou o interesse dos estudantes e os motivaram a participar das atividades.

Downloads

Publicado

2023-12-27