ANÁLISE DE POLINÔMIOS DE 1º E 2º GRAUS COM O GEOGEBRA NO CURSO EXTENSIONISTA “CONHECENDO A MATEMÁTICA”
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Matemática. Ensino. Extensão.Resumo
Os(as) acadêmicos(as) do curso de licenciatura em Matemática do Câmpus Sudoeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e estudantes do ensino médio, das redes pública e privada de ensino, puderam vivenciar uma nova experiência de aprendizagem durante as aulas do curso de extensão “Conhecendo a Matemática”, proposto a fim de promover uma melhor compreensão de diversos conceitos da matemática básica. Essa ação extensionista está vinculada ao Programa de Extensão “Escola Interdisciplinar de Formação e Ensino” (EDUCA), desenvolvido em Quirinópolis/GO, desde o primeiro semestre de 2024. Esse resumo expandido tem como principal objetivo, apresentar um relato de experiência sobre o uso do software de geometria dinâmica GeoGebra no ensino conceitual das funções polinomiais lineares e quadráticas, para os participantes do curso de extensão universitária supracitado. As atividades aqui mencionadas foram desenvolvidas pelos autores, que são bolsistas permanência, durante os meses de agosto e setembro de 2024. Os seguintes materiais foram utilizados: lousa, pinceis, notebook, projetor multimídia para apresentar slides e gráficos gerados pelo software gratuito GeoGebra aos cursistas participantes. Inicialmente, foi apresentado um tutorial quanto aos principais recursos do GeoGebra, por meio de um diálogo expositivo utilizando-se de slides, aliado ao uso do aplicativo GeoGebra nos celulares dos participantes através de exemplos de gráficos das funções polinomiais de 1° e 2° graus. Os resultados foram plenamente alcançados referente ao uso do aplicativo GeoGebra para a compreensão dos conceitos dessas funções aqui descritas, como crescimento ou decrescimento gráfico, concavidade, existência de pontos de máximo ou mínimo locais, dentre outras informações. Observou-se que os(as) cursistas que tinham mais facilidade em utilizar meios tecnológicos conseguiram desenvolver as atividades propostas satisfatoriamente. Já os participantes com menor domínio tecnológico, precisaram de ajuda para manusear o aplicativo no celular e alcançar os objetivos de aprendizagem esperados.