INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA UNIVERSIDADE
: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
TEA. Apoio educacional. Ensino Superior. Educação Inclusiva. Interação social.Resumo
O transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que pode dificultar a inclusão do estudante no ambiente universitário. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre os aspectos relacionados à inclusão de estudantes com transtornos do espectro autista na universidade. A revisão da literatura considerou a busca de artigos científicos nas bases de dados Web of Science, Lilacs e Scielo no período de 2023 a dois de outubro de 2024. Os descritores utilizados foram autism spectrum disorder and inclusion and university e estavam na língua inglesa usando o operador booleano AND. Poucas pesquisas que abordam os aspectos relacionados à inclusão de estudantes no ensino superior foram encontradas neste período. De um total de 21 artigos científicos pesquisados nas bases de dados, somente nove foram selecionados levando em consideração os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados obtidos através dos artigos científicos, mostraram que os aspectos ligados à inclusão de estudantes com TEA envolvem o acesso, a permanência, habilidades de leitura e escrita, dificuldades nas relações interacionais, conclusão do curso de graduação e falta de uma equipe qualificada para suporte do estudante no ambiente universitário. Neste contexto, a necessidade de um planejamento educacional individualizado no ensino superior para estudantes com TEA é necessário e deve considerar os aspectos pedagógicos, acompanhamento educacional com intervenções na área da psicologia, abrangendo as interações interpessoais. Deste modo, as universidades para inclusão dos estudantes com Transtornos do Espectro Autista, há necessidade de promover adequações na sua estrutura e criar condições para permanência destes estudantes, além de mais pesquisas sobre este assunto na área da educação inclusiva.