MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA COMPREENDENDO A HISTÓRIA DOS NÚMEROS
Palavras-chave:
História dos Números. Algarismos. Interatividade. Curso de Extensão. Ensino da Matemática.Resumo
Existe um pré julgamento elevado em relação à matemática, por as vezes tratar de elementos bem abstratos, acaba sendo erroneamente confundida como algo difícil e distante para a maioria das pessoas. Diante desse preconceito, nos propomos a utilizar os materiais manipuláveis do Laboratório de Ensino de Matemática (LEMAT) do curso de licenciatura em Matemática no Câmpus Sudoeste da Universidade Estadual de Goiás em Quirinópolis para mostrarmos que podemos utilizar a história dos números para aproximar as pessoas da matemática, através do curso de extensão “Conhecendo a Matemática”, ofertado desde o primeiro semestre de 2024 pelo Prof. Me. Sémebber Silva Lino junto ao programa de extensão na Escola Interdisciplinar de Formação e Ensino (EDUCA) do Câmpus. Pensando nisso, planejamos uma atividade interativa com os participantes do curso extensionista. Nesse objetivo, lemos alguns artigos científicos sobre o tema proposto e decidimos utilizar alguns materiais didáticos do LEMAT, compostos de algarismos confeccionados em madeira para representar os sistemas numéricos egípcio e maia, assim como a evolução histórica dos números hindu-arábicos. Desse modo, exemplificamos a história e desenvolvimento dos algarismos numéricos, convidando os estudantes para interagirem com esse material. A apresentação do tema teve bons resultados, com os participantes sendo receptivos e bem interessados sobre os conceitos apresentados nas aulas do curso pelo professor e principalmente quanto a manipulação das peças dos algarismos, que se provou ser eficaz na fixação da aprendizagem. A participação deles no decorrer da apresentação demonstrou como os materiais didáticos podem ser úteis em despertar o interesse e a aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática. Isso evidencia a importância de pensarmos em outras abordagens lúdicas e criativas e que vão além dos padrões tradicionais estabelecidos, devido à falta de uma maior dinâmica entre os estudantes, quando se aborda o ensino de matemática.