PESQUISA NA FEIRA LIVRE DE QUIRINÓPOLIS UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Samily de Oliveira Miranda UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Douglas Alves Prado UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Luis Fernando Sene Pereira UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Micaella Franco Sousa UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Edevaldo Aparecido Souza UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis

Palavras-chave:

Metodologia. Pesquisa empírica. Feira Livre. Aprendizagem

Resumo

Foi realizada uma pesquisa na feira livre de Quirinópolis-GO para perceber a importância desses espaços para o fortalecimento das relações entre o campo e a cidade. Sabe-se que há uma interdependência entre a cidade, que depende da produção agrícola das áreas rurais para o abastecimento de alimentos frescos, e o campo que depende do mercado urbano para escoar sua produção e garantir a subsistência dos agricultores. Essa foi uma Atividade de Procedimento do Componente Curricular – APCC, no qual contou metodologicamente com a visita e entrevistas na feira, sistematização dos dados e elaboração de um relatório para a disciplina e deste resumo expandido para o XX SEPE da UEG, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis. A metodologia incluiu a participação de um grupo de acadêmicos, que utilizou questionários estruturados para entrevistar os feirantes, a coleta de dados ocorreu de forma colaborativa e incluiu perguntas sobre a origem dos produtos, os desafios enfrentados pelos vendedores e suas motivações para participar das feiras, no qual foi possível obter uma compreensão abrangente da realidade dos feirantes. Os objetivos principais da pesquisa foram enriquecer o aprendizado dos estudantes, proporcionar uma experiência prática aos acadêmicos e aprofundar o conhecimento sobre o cotidiano dos feirantes e, experienciar uma didática e metodologia para ser replicada em sala de aula pelos acadêmicos quando estes se tronarem os professores. A experiência foi muito importante pelo aprendizado de como realizar uma pesquisa científica e aplicar entrevistas, elaborar o produto final a partir de texto científicos e oportunizar a utilização dessa metodologia com alunos do Ensino Básico.

Downloads

Publicado

2025-03-04