A GRAMÁTICA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE USO LINGUÍSTICO E O ENSINO DE PONTUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fabrienny Vieira Alves UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Isabel Medrado dos Santos UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Anderson Braga do Carmo UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis

Palavras-chave:

Sinais de pontuação. Processos de ensino e aprendizagem. Extensão. Pedagogia histórico-crítica. Centro de descrição e análise linguística.

Resumo

O Centro de Descrição e Análise Linguística (CEDAL) é um projeto extensionista proposto pelo curso de Letras da UEG, para estudantes do Ensino Básico da cidade de Quirinópolis, os quais busquem aprimorar os seus conhecimentos em língua portuguesa, a partir de uma abordagem interacionista, contextualizada e emancipadora da gramática, tal como propõe Antunes (2007 e 2014), Possenti (1996), Perini (2006) e Neves e Coneglian (2023). Visto isso, o objetivo desse estudo é o de compartilhar os resultados e as reflexões sobre uma das ações desenvolvidas pelo projeto: a aplicação de um minicurso sobre pontuação para vinte e seis estudantes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade. Para tanto, a partir dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, produziu-se um plano de trabalho docente, o qual foi aplicado para o referido público. Para o desenvolvimento da ação, na primeira parte do minicurso, buscou-se reconhecer o que os estudantes já conheciam sobre o objeto de conhecimento, pontuação, para que então fosse estabelecida as etapas de problematização e instrumentação sobre o conteúdo. Logo, ao final do minicurso, foi possível identificar que o êxito da ação se concretizou pela forma contextualizada de se pensar as prescrições da língua, ao passo que se refletiu sobre o uso da linguagem em seu cotidiano e nas diversas esferas sociais. Com o propósito de fomentar o ensino de gramática de forma crítica e humanizadora, o CEDAL intenta minimizar o preconceito linguístico e a exclusão social, além de auxiliar os estudantes no enfrentamento aos problemas emergentes e às necessidades relacionados à linguagem. Ademais, o projeto incentiva a docência e contribui com a articulação entre teoria e prática, o que é fundamental para se elevar a qualidade da formação inicial de professores e promover a integração entre o Ensino Superior e o Ensino Básico.

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Publicado

2025-03-04