A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DAS PRÁTICAS DE INCENTIVO: REFLEXÕES TEÓRICAS E EXPERIÊNCIAS NO PROJETO “GELADEIRA LITERÁRIA”
Palavras-chave:
Leitura. Educação. Extensão Universitária. Formação cidadã.Resumo
Com o objetivo de incentivar a leitura e democratizar o acesso à literatura, o projeto “Geladeira Literária” foi implementado em Quirinópolis, Goiás, como parte das atividades de extensão da Universidade Estadual de Goiás. O projeto, realizado desde junho de 2023, buscou fomentar o interesse literário entre a comunidade local, desenvolvendo ações voltadas para a conferência dos livros emprestados e a interlocução com os leitores, o que permitiu a criação de uma pesquisa sobre o impacto da iniciativa. Baseando-se nos pressupostos teóricos de Failla (2016) e Cagliari (1999), que defendem a leitura como ferramenta essencial para a transformação social, o projeto se concentrou em contextos em que o acesso a materiais literários é limitado. Durante as atividades, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Língua Portuguesa, com foco na elaboração de uma sequência didática sobre o gênero crônica. Essas ações foram orientadas por teorias pedagógicas, com o intuito de alinhar as práticas didáticas ao desenvolvimento das competências leitoras dos participantes. Além disso, investigaram-se práticas de leitura na era digital, a partir dos estudos de Schabarum (2020), que destaca o papel das plataformas digitais no fomento à leitura contemporânea. A pesquisa ressaltou a importância de ferramentas multimodais, como e-books e audiobooks, no estímulo à leitura entre jovens, conforme indicado por Santaella (2003). Os resultados do projeto mostraram um aumento no envolvimento dos leitores, que demonstraram maior participação nas atividades literárias. Além disso, a experiência contribuiu para o desenvolvimento acadêmico dos participantes, ao possibilitar a aplicação de teorias aprendidas no curso de Letras. Assim, o projeto “Geladeira Literária” reafirma o poder transformador da leitura e a relevância de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento intelectual e social.