A PSICOMOTRICIDADE NO CUIDADO COM A CRIANÇA AUTISTA

Autores

  • Larissa Silva Oliveira Piaia UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Gilson Xavier de Azevedo UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis

Palavras-chave:

Educação. Educação Infantil. Autismo.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a importância da psicomotricidade no cuidado com a criança autista. O tema foi escolhido por interesse pessoal, pois, por meio do estágio, observei a necessidade da psicomotricidade na sala de aula, principalmente com crianças autistas. Essa experiência prática despertou em mim o desejo de compreender mais profundamente como a psicomotricidade pode impactar positivamente o desenvolvimento dessas crianças. A partir de então, foi proposto pesquisar sobre a importância da psicomotricidade no cuidado com a criança autista. A pesquisa originou-se da observação realizada durante meu estágio, onde percebi que a psicomotricidade poderia ser um recurso eficaz para auxiliar no desenvolvimento dessas crianças. O problema central deste estudo é se há a valorização da psicomotricidade no cuidado com a criança autista na Educação Infantil. Essa questão é relevante, pois a psicomotricidade pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida e da inclusão escolar dessas crianças. Compreende-se que a provável hipótese é de que a psicomotricidade é importante para o desenvolvimento da criança autista, visto que otimiza sua autonomia, lateralidade, linguagem verbal e não verbal, além de proporcionar o autoconhecimento corporal e o entendimento das funções de cada parte do corpo. O estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, de natureza bibliográfica, com análise das fontes, com ênfase em estudos teóricos e práticos que abordam as metodologias psicomotoras aplicadas ao autismo. Espera-se, como resultado da pesquisa, mostrar de forma clara e fundamentada a importância da psicomotricidade em relação ao desenvolvimento social, cognitivo e emocional da criança com TEA.

Downloads

Publicado

2025-03-04