A QUESTÃO DA MORDIDA NA FASE INICIAL DA CRIANÇA

Autores

  • Iracema Zuliani de Moraes UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Gilson Xavier de Azevedo UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis

Palavras-chave:

Educação Infantil. Fases do desenvolvimento. Mordida.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre o ato de morder e o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A pesquisa se originou a partir dos estágios na Educação Infantil, quando surgiu a curiosidade em entender o porquê de as crianças morderem e o que aquela mordida expressa ou evidência. Esse comportamento, muitas vezes interpretado de forma superficial, pode ser um reflexo de diversas questões emocionais e fisiológicas que afetam a criança. O problema proposto é se o desejo de morder possui relação direta com a questão comportamental. A hipótese provável para o problema é que as crianças mordem para expressar emoções como raiva, medo, tristeza, solidão, ou simplesmente para aliviar o incômodo do crescimento dos dentes, ou ainda porque estão na fase fálica, um estágio do desenvolvimento psicossexual, quando a boca é sua ferramenta principal para explorar o mundo ao seu redor. A metodologia utilizada foi a exploratória, de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, que permitiu a análise de estudos existentes sobre o tema, buscando compreender as múltiplas facetas desse comportamento. Prevê-se que, como resultado, a pesquisa contribua para um melhor entendimento das razões subjacentes ao comportamento de morder, oferecendo insights importantes para os profissionais da educação, que poderão aplicar essas descobertas para lidar de maneira mais eficaz com esse comportamento nas crianças. A ampliação das trocas acadêmicas sobre o tema, além de promover uma exploração mais detalhada dos fatores emocionais, sociais e fisiológicos envolvidos na questão da mordida, é um dos principais objetivos da pesquisa.

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Publicado

2025-03-04