APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Metodologias Ativas. Trabalho em Equipe. Práticas Educacionais.Resumo
O ensino superior tem como objetivo não apenas a transmissão de conhecimento teórico, mas também o desenvolvimento de competências práticas e habilidades para o mercado de trabalho. Na disciplina de Engenharia de Software do curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Goiás foi utilizada a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia ativa, permitindo aos estudantes aplicar a teoria em cenários reais. A metodologia envolveu atividades práticas divididas em duas etapas. A primeira focou na definição de equipes, levantamento de requisitos, modelagem de domínio e elaboração de um documento inicial de especificação de requisitos. A segunda etapa incluiu design de software, prototipação de interfaces, casos de teste e entrega final do projeto. As atividades culminaram em um workshop, onde os alunos apresentaram os resultados obtidos. Os 19 estudantes foram organizados em quatro grupos, e 13 participaram de uma pesquisa sobre a metodologia. Os resultados mostraram que 84,6% consideraram o trabalho prático fundamental para o aprendizado, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e liderança. Embora tenham destacado aspectos positivos, como a aproximação da prática profissional, apontaram desafios, como conflitos internos e tempo limitado para as tarefas. A experiência demonstrou que a ABP promove um aprendizado mais significativo, conectando teoria e prática de forma interativa e colaborativa. Além disso, contribuiu para o desenvolvimento e para a compreensão da importância das etapas da Engenharia de Software, reforçando a necessidade de metodologias que tornem o estudante protagonista de sua formação acadêmica. Essa abordagem é primordial para preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.