BOLSA PRÓ - LICENCIATURA: TRAJETÓRIA E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Andreia Maria de Jesus Borges Pereira UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis

Palavras-chave:

Formação Docente. Ensino de Ciências. Aulas Práticas. Educação Básica.

Resumo

A formação de professores na área de Ciências da Natureza é essencial para garantir um ensino de qualidade que desperte o interesse dos estudantes e facilite a compreensão de temas complexos. Neste cenário, a bolsa Pró-licenciatura surge como um recurso fundamental, oferecendo suporte financeiro e oportunidades de desenvolvimento acadêmico para futuros educadores. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências e aprendizagens adquiridas durante as atividades pedagógicas relacionadas à bolsa que foram desenvolvidas em uma escola de tempo integral. As atividades promovidas possibilitaram o acesso a materiais e recursos didáticos que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e permitem que os futuros professores desenvolvam práticas inovadoras em sala de aula. Com uma formação robusta, inclusiva e interdisciplinar, os educadores podem aplicar diferentes metodologias que vão além da mera exposição de conteúdos, favorecendo uma abordagem mais dinâmica e interativa promovendo uma visão holística do aprendizado. Essa diversidade metodológica é essencial para envolver os estudantes, estimulando a interação, a curiosidade e o raciocínio crítico. Além disso, a participação em projetos vinculados à bolsa Pró-licenciatura possibilitam a reflexão sobre as práticas educativas e a construção de um ambiente colaborativo promovendo um ensino mais engajador e efetivo, onde os futuros docentes podem trocar experiências e aprimorar suas habilidades. A interação com profissionais experientes e a troca de ideias com colegas enriquecem o processo formativo, contribuindo para a formação de educadores mais bem preparados para enfrentar os desafios da sala de aula, essa iniciativa contribui significativamente para a construção de um futuro educacional mais qualificado e inspirador.

Downloads

Publicado

2025-03-04