ESCOLA MUNICIPAL RURAL ANTÔNIO SABINO TOMÉ: DE MULTISSERIADA A ESCOLA POLO
Palavras-chave:
História da Educação. Escolas Multisseriadas. Educação no Campo. Estrutura Pedagógica.Resumo
O objetivo desta pesquisa é conhecer o histórico e as condições de oferta de educação da Escola Municipal Rural Antônio Sabino Tomé. Para tanto, fez-se um breve histórico da educação em Quirinópolis, analisou a situação das escolas rurais multisseriadas, bem como discutiu a importância das escolas multisseriadas no campo, além de identificar desafios e necessidades enfrentados pela Escola Municipal Rural Antônio Sabino Tomé. A pesquisa se originou a partir de minha experiência como aluna dessa escola, como mãe de uma criança que estuda nessa escola e do meu estágio supervisionado do curso de Pedagogia que realizei na Escola Municipal Rural Antônio Sabino Tomé. Durante o estágio observei o processo de aprendizagem, a questão da infraestrutura e a relação professor e aluno e tais questões motivaram-me a pesquisar esse tema. A metodologia deste trabalho, trata-se de um estudo exploratório com componente bibliográfico que inclui a análise qualitativa das pesquisas das fontes encontradas por meios de buscas por palavra-chave em uma base de dados e leitura de livros sobre o tema das escolas rurais e de escolas multisseriadas. A escola pesquisada iniciou suas atividades como escola multisseriada, mudou para escola seriada e atualmente trabalha com agrupamento de turmas que possuem menos de 20 alunos. Esta escola tem compromisso com a comunidade da região do Castelo e alunos da cidade vizinha de Castelândia e Rio Verde. Com esse resultado espera-se ampliar o diálogo acadêmico sobre a importância das escolas municipais rurais nos anos finais do século XX e as mudanças ocorridas no início do século XXI.