METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

Autores

  • Josiane Almeida Melquiades Costa UEG - Câmpus Sudoeste - UnU Santa Helena de Goiás
  • Pollyana de Queiroz Ribeiro UEG - Câmpus Sudoeste - UnU Santa Helena de Goiás

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Sistemas de Informação. Ensino Superior. Ferramentas educacionais.

Resumo

A crescente necessidade de inovação nas práticas educacionais destaca as metodologias ativas como uma abordagem eficaz para transformar o processo de ensino-aprendizagem, colocando o aluno no centro. Este mapeamento sistemático investiga o uso dessas metodologias no curso de Sistemas de Informação, avaliando suas implementações, benefícios, desafios e lições aprendidas. O estudo abrange publicações realizadas entre 2019 e 2023, acessadas por meio de bases de dados como Google Acadêmicoe SBC-OpenLib. A ferramenta Parsifal foi utilizada para estruturar e organizar as etapas do mapeamento, garantindo maior rigor metodológico. Os resultados evidenciam que as metodologias ativas promovem uma aprendizagem significativa, incentivando a autonomia, a criatividade e o trabalho em equipe. Entre as abordagens mais aplicadas destacam-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPJ), o Estudo de Caso e a Gamificação, cada uma com características que contribuem para motivar os alunos e aproximá-los de contextos práticos. A Aprendizagem Baseada em Projetos, por exemplo, integra teoria e prática, permitindo que os estudantes desenvolvam soluções para problemas reais. O Estudo de Caso favorece a análise crítica, enquanto a Gamificação transforma tarefas em experiências engajantes. Os desafios incluem a necessidade de capacitação docente, adaptação curricular e superação de resistências à mudança, tanto por parte dos professores quanto dos alunos. No entanto, as evidências sugerem que os benefícios superam as dificuldades, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e promover uma formação mais holística. Este estudo contribui para o entendimento das melhores práticas na aplicação de metodologias ativas, fornecendo percepções valiosas para instituições que buscam modernizar seus processos educacionais no campo de Sistemas de Informação.

Downloads

Publicado

2025-03-04