O LÚDICO ENTRE O ENSINO FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Michele A. Oliveira UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Gilson X. de Azevedo UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis

Palavras-chave:

Lúdico. Educação Infantil. Ensino Fundamental.

Resumo

A finalidade desta pesquisa é propor uma análise qualitativa da importância do lúdico em salas de aula tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, considerando as implicações no desenvolvimento integral das crianças em cada etapa educacional. O interesse pelo tema de pesquisa se formou durante a etapa de estágio, quando surgiram questionamentos sobre as possíveis diferenças entre os dois níveis de ensino. Nota-se que os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) possuem salas coloridas com vários estímulos sensoriais, além de professores que cantam e realizam diversos projetos com as crianças, com vistas ao desenvolvimento sensório-motor delas. Esse ambiente lúdico e estimulante é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da interação social, características fundamentais na infância. Em contrapartida, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental são marcados pelo que autores como Le Bouch chamam de "silenciamento do corpo", com uma ênfase maior em práticas menos interativas. O problema proposto é se essa suposta disparidade entre os dois níveis de ensino é determinante para o aprendizado. Aborda-se, como hipótese, a evidência de que a ausência do lúdico, na segunda fase, é expressivamente prejudicial ao processo de aprendizagem. A falta de estímulos lúdicos pode limitar o desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais das crianças. A metodologia empregada neste estudo é a pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico, com análise qualitativa das fontes. Espera-se, por resultados, a ampliação do debate em torno do tema e a evidenciação do lúdico como potente recurso de aprendizagem, incentivando políticas educacionais que promovam sua inclusão também no Ensino Fundamental.

 

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Publicado

2025-03-04