RESENHAS PAULOFREIREANAS: RESULTADOS

Autores

  • Gilson Xavier de Azevedo UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Hellen Vitória Araújo Alves UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis

Palavras-chave:

Educação. Paulo Freire. Resenhas.

Resumo

O Objetivo deste projeto de pesquisa é analisar individualmente 31 obras de Paulo Freire, publicadas no período de 1959-2013, a partir do gênero resenha crítica, visando entender e sintetizar de modo a se entender qual a contribuição desse importante teórico brasileiro para a realidade da nossa educação. O problema em questão é se a obra de Paulo Freire ainda se mostra como relevante para o entendimento e a proposição da ação educacional libertadora em nossos dias? Justifica-se a proposta pelo conjunto de fatos e retrotopias que o Brasil vem vivenciando desde o golpe no governo Dilma. O presente projeto de pesquisa, tenciona construir, ao longo de sua execução, percepções exploratórias de caráter bibliográfico, a partir do gênero literário “resenha crítica”, de modo a se propor a leitura, a construção das resenhas e a organização de um livro composto por elas ao final da execução do projeto a ser lançado em 2025. Tenciona-se produzir com o referido projeto, resultados que nos permitam rediscutir e redefinir algumas práticas pedagógicas do curso de pedagogia da UEG Câmpus Sudoeste, Unidade Quirinópolis e lançar ao final da execução deste projeto, um livro com as resenhas paufreireanas produzidas por nós docentes e por acadêmicos do referido curso, afim de se divulgar os resultados. Ao final da execução do projeto, espera-se disponibilizar o livro com as resenhas freireanas produzidas por docentes e acadêmicos, contribuindo para o enriquecimento do campo educacional e o fortalecimento da pedagogia crítica, baseando-se nos princípios de autonomia e conscientização social delineados por Freire.

Downloads

Publicado

2025-03-04