SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO PARA UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO INSETOS

Autores

  • Luciano Aparecido do Nascimento UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis
  • Eduardo Gonçalves Paterson Fox UEG - Câmpus Sudoeste - Quirinópolis

Palavras-chave:

Entomologia em sala de aula, Educação científica, Aprendizagem ativa

Resumo

As atividades práticas são uma metodologia de ensino bastante difundida nas disciplinas escolares de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), abordando temas que se relacionam com a Educação Ambiental, pelo seu potencial de despertar o interesse e favorecer o aprendizado dos alunos. No entanto, aquelas atividades práticas que apenas reproduzem conceitos bem conhecidos, com resultados já esperados, frequentemente não despertam a curiosidade de aprendizagem nos alunos, servindo mais de distração e motivo para se afastarem da rotina de sala de aula. Uma atividade prática mais investigativa poderia levar os alunos a engajamento maior com temas que normalmente são tratados apenas de forma teórica e abstrata, soando desconectado da realidade. A investigação dinâmica pode despertar maior interesse do que uma visita trivial ao laboratório para ver uma reação, ou mais um espécime morto sob o microscópio. Ademais, para que a atividade de ensino seja efetiva em seus objetivos é necessário que tanto alunos como professores tenham conhecimento prévio das etapas da atividade, inclusive das de avaliação, de forma que a sequência didática se mostra como uma ferramenta de organização do ensino, pois esclarece todas etapas. A proposta do presente trabalho é de estruturar e colocar em prática uma sequência didática, que trata de uma atividade prática investigativa envolvendo as formigas e seus hábitos alimentares, onde os estudantes investigariam, por experimentação simples, seguida de verificação e organização dos dados e apresentação oral dos resultados. Espera-se que a experiência pessoal dos alunos com um tema que tangencia tanto suas vidas cotidianas (formigas urbanas) desperte maior engajamento e curiosidade, pavimentando o caminho para um aprendizado mais sólido de conceitos como biodiversidade e ecologia urbanas.

 

Downloads

Publicado

2025-03-04