Desempenho Produtivo de Tilápia-do-Nilo de Linhagem Supreme em Sistema de Criação Intensiva1
Palavras-chave:
aquicultura, sobrevivência, pescadosResumo
A aquicultura é uma das atividades mais desenvolvida no Brasil e a Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) um dos pescados mais utilizado em sistema de criação intensiva. O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o desempenho produtivo (ganho em peso, conversão alimentar e consumo de ração) de Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). O experimento foi realizado na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Goiás na Unidade Universitária de São Luís de Montes Belos. Avaliou-se 420 alevinos de Tilápia-do-nilo, linhagem supreme, que foram distribuídos em 12 caixas d’água de polietileno com capacidade para 1.000 L. Os alevinos apresentaram peso inicial de 5 g e foram estocados na densidade de: 50, 70 e 90 peixes/m³. O arraçoamento foi realizado sete vezes por semana, duas vezes ao dia, com ração extrusada comercial. Diante dos resultados encontrados recomenda-se a quantidade média de 90 peixes/m³, devido a melhores resultados obtido nesse lote de animais.
Referências
CARVALHO, E. D.; CAMARGO, A. L. S.; ZANATTA, A. S. Desempenho produtivo da tilápia do nilo em tanques-rede numa represa pública: modelo empírico de classificação. Revista Ciência Rural, Santa Maria, v.40, n.7, p. 1616 –1622, jul. 2010.
CARVALHO-FILHO, J. As estatísticas da aqüicultura. Panorama da Aqüicultura, Botafogo, v.18, n.105, p.57-59, 2008.
OLIVEIRA, R. P. C. de. Desempenho Zootécnico de duas linhagens de tilápia-do-Nilo sob diferentes densidades de estocagem em raceway. Goiânia, 2010. 105 p. (tese)