Desenvolvimento da cultura de cana-de-açúcar em função de doses de lodo de curtume
Palavras-chave:
Saccharum officinarum L., resíduos, adubação nitrogenadaResumo
Com o conhecimento dos efeitos do lodo de curtume na cultura da cana-de-açúcar pode se criar uma alternativa viável para resolver as questões de fertilização. Dessa forma objetivou-se com o trabalho avaliar a influencia da aplicação de lodo de curtume no desenvolvimento da cultura de cana-de-açúcar, variedade IAC86-2480. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com quatro repetições, sendo os tratamentos constituídos de cinco doses de lodo de curtume (0, 4.500, 9.000, 13.500 e 18.000 kg ha-1), mais um tratamento com adubação inorgânica. Aos 120 dias após a brotação da cana-de-açícar foi realizada a quantificação de perfilhos e a altura da planta. Houve resposta da cana-de-açúcar às doses de lodo de curtume aplicadas. Os maiores valores de número de perfilhos e altura de plantas foram obtidos com as doses estimadas de 10.950 e 14.500 kg ha-1, respectivamente. A adubação inorgânica proporcionou resultados inferiores quando comparada as maiores doses do lodo de curtume.
Referências
BORGES, J. D. Efeitos do lodo de curtume nas culturas do milho (Zea mays L.) e do capim braquiarão [Brachiaria brizantha (Hochst ex A. Rick) Sapf.] cultivar Marandu em latossolo vermelho-amarelo. 2003. 244 f. Tese (Doutorado em Agronomia) – Curso de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.
FERREIRA, A. S. et al. Alterações de atributos químicos e biológicos de solo e rendimento de milho e soja pela utilização de resíduos de curtume e carbonífero. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 27, n. 4, p. 755-763, 2003.
LANDELL, M.G.A.; CAMPANA, M.P.; FIGUEIREDO, P.; ZIMBACK, L.; SILVA. M.A.; PRADO, H. Novas variedades de cana-de-açúcar. Campinas: instituto Agronômico, 1997, 28 p. (Boletim Técnico 169)
SEGATO, S.V.; MATTIUZ, C.F.M.; MOZAMBANI, A.E. Aspectos fenológicos da cana-de-acucar. In: SEGATO et al. (ed.). Atualização em produção de cana-de-açúcar. Piracicaba, 2006a. 415p.