Tilápia-do-Nilo: diagnóstico de comercialização em São Luís de Montes Belos

Autores

  • Bruna Mendonça Arantes
  • Raquel Priscila de Castro Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Unidade Câmpus São Luís de Montes Belos
  • Bárbara Vasconcelos Palmeira
  • Guilherme Garcês de Araújo Filho
  • Izabella Loren Pedroso Silva Universidade Estadual de Goiás - Unidade Câmpus São Luís de Montes Belos
  • Aracele Pinheiro Pales dos Santos Universidade Estadual de Goiás - Unidade Câmpus São Luís de Montes Belos
  • Bruna Paula Alves da Silva Universidade Estadual de Goiás - Unidade Câmpus São Luís de Montes Belos
  • Milena Rízzia Ferreira de Souza
  • Diogo Alves da Costa Ferro Universidade Estadual de Goiás - Unidade Câmpus São Luís de Montes Belos
  • Rafael Alves da Costa Ferro

Palavras-chave:

consumo, peixe, pesquisa, preço, quaresma

Resumo

Este trabalho foi conduzido na cidade de São Luís de Montes Belos com o intuito de avaliar o mercado e o valor da tilápia-do-Nilo comercializada em supermercados e peixarias da cidade, em dois períodos do ano. Desta forma, foram aferidos e comparados os preços no início do ano e a outra no final, nos meses de maio e de dezembro, sucessivamente. Notou-se uma pequena variação de preços entre essas duas datas, em maio obteve-se um valor de R$ 17,00 (filé sem pele) e, no mesmo local, em dezembro R$ 14,95. Houve essa variação, pois, maio foi um período influenciado por um costume religioso, a quaresma, em que tradicionalmente há uma queda no consumo de carne vermelha e, consequentemente, um aumento no consumo de peixes, isso, em todo Brasil. Sendo assim, nesta época há um aumento no seu valor de comercialização. Constatou-se também uma certa variação referente aos tipos de estabelecimentos que comercializavam os peixes, em locais mais especializados, como peixarias, o valor desse produto era maior em relação a outros comércios menos especializados, como supermercados. E a variação de preço ainda é alta devido pouca concorrência.

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Publicado

2017-02-07