Perfil de criação de cães na região central do município de São Luís de Montes Belos, Goiás

Autores

  • Isabela Gonzaga Oliveira Discente do Curso de Medicina Veterinária - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos, Goiás, Brasil;
  • Marília Ferreira Santana Discente do Curso de Medicina Veterinária - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos, Goiás, Brasil
  • Karyne Oliveira Coelho Profa., Dra. do curso de Medicina Veterinária, Tecnologia em Laticínios e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual de Goiás, UEG, São Luís de Montes Belos, GO. (kocoelho@yahoo.com.br)
  • Fernanda Rodrigues Taveira Rocha Profa., Dra. do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia, UEG, São Luís de Montes Belos, GO.

Palavras-chave:

cão, pets, manejo animal., vacinação.

Resumo

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a população de cães no Brasil corresponde a 52,2 milhões de animais, desta forma, à inclusão social do cão a unidade familiar se intensificou, aumentando assim os cuidados e a preocupação com o bem-estar, alimentação e cuidados com a saúde dos animais. Diante do exposto, objetivou-se avaliar o perfil de criação de cães, na comunidade do município de São Luís de Montes Belos, Goiás. Foram avaliados um total de 30 moradores do Município, pertencentes a região central, por meio da aplicação de questionário estruturado com questões fechadas, avaliou-se a criação e bem estar dos cães, através das seguintes questões gerais: tipo de alimentação dos cães, se eles são levados para passear, se são vacinados e desverminados. 90% dos participantes da pesquisa possuem cães em casa. Foi perguntado sobre a quantidade de cães que as pessoas possuem em casa, 40% possuem apenas 1 cão, 23,4% possuem dois cães, 20% das pessoas possuem três cães e apenas 16,6% possuem quatro cães ou mais. Também foi questionado sobre o tipo de alimentação fornecida aos animas e constatou-se que 50% dos entrevistados fornecem somente ração, 20% fornecem comida humana e 30% pessoas fornecem ambos os tipos de alimentação, 90% possuem sua própria vasilha de refeições. Outra questão foi a frequência em que os cães são levados ao Médico Veterinário, observou-se que 26,6% dos animas são levados periodicamente, 50% são levados apenas quando adoecem e 23,4% nunca foram levados ao Médico Veterinário. 100% dos cães foram desverminados porém não foi relatado a periodicidade. 80% das pessoas que possuem cães em casa, levam seus animais para vacinar periodicamente, sobre as mais diversas enfermidades, como por exemplo: anti-rábica, V8 e V10. Vacinas Óctopla V8 ou V10, protege contra Cinomose, Parvovirose, Leptospirose, Parainfluenza, Hepatite infecciosa e Coronavirose. A V 10 possui dois sorotipos a mais que de Leptospira que a V8. Conclui-se que a caracterização do perfil dos cães, constituem uma ferramenta importante para avaliar e identificar os principais aspectos no mercado pet, observou-se que o proprietário do cão do município de São Luís de Montes Belos, se preocupa e busca, dentro de suas limitações, oferecer um manejo adequado aos animais.

Biografia do Autor

  • Isabela Gonzaga Oliveira, Discente do Curso de Medicina Veterinária - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos, Goiás, Brasil;
    Discente do Curso de Medicina Veterinária - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos, Goiás, Brasil
  • Marília Ferreira Santana, Discente do Curso de Medicina Veterinária - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos, Goiás, Brasil
    Discente do Curso de Medicina Veterinária - Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos, Goiás, Brasil
  • Karyne Oliveira Coelho, Profa., Dra. do curso de Medicina Veterinária, Tecnologia em Laticínios e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual de Goiás, UEG, São Luís de Montes Belos, GO. (kocoelho@yahoo.com.br)
    DR. CIENCIA ANIMAL
  • Fernanda Rodrigues Taveira Rocha, Profa., Dra. do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia, UEG, São Luís de Montes Belos, GO.
    Profa., Dra. do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia, UEG, São Luís de Montes Belos, GO.

Downloads

Publicado

2017-10-20