Botulismo no Brasil: Ocorrência e distribuição nos últimos dez anos

Autores

  • Gabriela Barbosa Vilmar
  • Vitoria Carolina Alves Barbosa
  • Kamila Rodrigues Souto
  • Karyne Oliveira Coelho Profa., Dra. do curso de Medicina Veterinária, Tecnologia em Laticínios e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual de Goiás, UEG, São Luís de Montes Belos, GO. (kocoelho@yahoo.com.br)

Palavras-chave:

DTA, intoxicação, clostridioses, qualidade.

Resumo

Botulismo é uma doença bacteriana rara, porém grave. A bactéria causadora dessa condição pode entrar no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente enlatados e os que são preservados de maneira inadequada. Nas últimas décadas, têm-se percebido uma alta em relação as DTA’s (doenças transmitidas por alimentos). Através de pesquisas é possível observar a quantidade exata de casos suspeitos e confirmados sobre a doença denominada botulismo, que vem sendo observada em toda a região do Brasil. O objetivo proposto foi avaliar a ocorrência e, por consequência, a distribuição no país, tendo em vista pesquisas feitas pelo ministério da saúde envolvendo todo o país durante o período de 1999 até 2014. A metodologia utilizada para a obtenção desses dados teve como princípio as notificações publicadas pelo ministério da saúde. Ao observar a frequência de ocorrência percebe-se que na região Norte não houve nenhum caso, já na região Sudeste foi a que mais teve ocorrência com 37 casos confirmados, vindo respectivamente região Nordeste com 20 casos confirmados, região Sul com 14 e região Centro-Oeste com 12. Em relação ao tipo de alimento os cinco mais apresentados foram respectivamente: Mortadela, carne de lata, salsicha, torta de frango e palmito. Em contrapartida, os estabelecimentos confirmados em maior quantidade foram, respectivamente: 41% industrializado, 31% caseiro, 14% ignorado e 14% comercial. Visto isso, conclui-se que os casos confirmados de Botulismo no Brasil entre 1999 e 2014 tem sofrido graves oscilações. No que tange ao alimento envolvido, a mortadela vence todos os outros alimentos. No quesito origem do alimento, os casos confirmados de botulismo no Brasil têm predominância em alimentos de origem industrializada, seguida do caseiro. O aumento na fiscalização de alimentos industriais seria uma forma de diminuir ainda mais os casos de botulismo no país, assim como o cuidado em alimentos caseiros.

Biografia do Autor

  • Karyne Oliveira Coelho, Profa., Dra. do curso de Medicina Veterinária, Tecnologia em Laticínios e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual de Goiás, UEG, São Luís de Montes Belos, GO. (kocoelho@yahoo.com.br)
    DR. CIENCIA ANIMAL

Downloads

Publicado

2017-09-22