Cuidados e manejos com potros
Palavras-chave:
equinos, recém-nascido, desmameResumo
Dentro de um plantel de animais, os neonatos são os mais sensíveis e que necessitam de maior atenção do criador, os primeiros dias de vida são os mais críticos e imprescindíveis para a sobrevivência e crescimento dos potros. Objetivou-se com este trabalho discorrer sobre a importância dos cuidados e manejos com potros. Um manejo adequado das crias e mães, medidas profiláticas de sanidade e correto controle zootécnico são garantir o desenvolvimento saudável dos potros, bem como o sucesso da criação. A duração da gestação equina pode variar de 315 a 360 dias, sendo influenciada pelo tamanho da égua, genótipo fetal, período de estação de monta e concepção. O parto normal normalmente acontece entre o crepúsculo e a aurora e tem duração de 30 a 60 minutos, mas a égua pode ficar várias horas inquieta antes de entrar em trabalho de parto. Após o parto, a égua permanece deitada até que se diminua a circulação sanguínea do cordão umbilical, que se romperá naturalmente no momento em que ela se levantar. Logo após, o cordão umbilical deve ser embebido em iodo a 10%, auxiliando assim, na prevenção de infecções ascendentes que podem entrar por essa porta de contaminação enquanto ainda não estiver totalmente cicatrizado. Este procedimento deve ser repetido diariamente até que a ponta do cordão seque e caia. O potro nasce com baixa quantidade de anticorpos e só irá adquirir proteção imunológica através da ingestão de imunoglobulinas no colostro da mãe, que serão absorvidas por células do sistema digestivo até no máximo 36 horas após o nascimento, comprovando a importância de mamar o colostro o mais rapidamente possível. A eliminação do mecônio, primeiras fezes expelidas pelo neonato, é outra preocupação. Deve ser eliminado nas primeiras 12 horas de vida e normalmente essa excreção é dependente da ingestão de colostro. A partir dessa fase crítica de primeiros dias de vida, os cuidados básicos se limitam à observação constante do seu desenvolvimento e bem-estar, verificação de sinais de debilidade ou doença, presença de ectoparasitas, vermifugação periódica e correção de aprumos através de casqueamento corretivo. Enquanto lactentes, os potros recebem do leite materno todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. No entanto, durante a lactação, a produção e qualidade do leite decaem com o tempo, necessitando de maior suprimento de nutrientes para crescer apropriadamente e, com isso, o animal começa a desenvolver a capacidade de ingerir capim. A melhor época considerada para se realizar o desmame é a partir dos seis meses, idade em que o potro já estará relativamente independente da mãe, sendo capaz de se alimentar de forrageiras sem prejuízos nutricionais e terá seu sistema imune competente.
Referências
ALMEIDA, A. J. Cuidados com o potro recém-nascido. Fórum Equestre. Disponível em: http://alentrens.omeuforum.net/t83-cuidados-com-o-potro-recem-nascido. Acessado em: 20 de setembro de 2016.
CINTRA, A. G. C. O Cavalo: características, manejo e alimentação. 2 ed. São Paulo: Roca, 2014. 364p.
CEOLA, C. Saúde animal – Nutrição das éguas no final da gestação e lactação. Por fora das pistas, 2016. Disponível em: http://www.porforadaspistas.com.br/saude-animal-nutricao-das-eguas-em-final-de-gestacao-e-lactacao/. Acessado em 22 de setembro de 2016.
DIAS, D. C. R. Principais Causas de Mortalidade de Potros Neonatos. ABCCPE. Disponível em: http://www.abccpe.com.br/artigos_2012-07-22-motalidade-potros.php. Acessado em: 22 de setembro de 2016.
DE MARIA, D. Neonato: Cuidados necessários com os potros recém-nascidos. ABQM. Disponível em: http://www.abqm.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2982&catid=39&Itemid=124. Acessado em: 17 de setembro de 2016.
FRAPE, D. L. Nutrição e Alimentação de Equinos. 3 ed. São Paulo: Roca, 2013, Cap. 6 e 7, 602p.
HAFEZ, E. S. E.; HAFEZ, B. Reprodução Animal. 7 ed. São Paulo: Manole, 2004. 513p.
LANÇA, Cuidados com o potro recém-nascido – parte I e II. Artigos Veterinários de Cavalo. 2010. Disponível em: http://byvet.blogspot.com.br/2010/10/cuidados-com-o-potro-recem-nascido.html. Acessado em: 20 de setembro de 2016.
OLIVEIRA, D. E. Aspectos sobre nutrição e alimentação de equinos. Agroceres, Nutrição Animal. Disponível em: http://www.uff.br/webvideoquest/CL/artigo1.pdf Acessado em: 16 de setembro de 2016.
RIZZONI, L. B.; MIYAUCHI. T. A. Principais doenças dos neonatos equinos. Acta Veterinaria Brasilica, v.6, n.1, p.9-16, 2012.
SCHMIDT, N. T. Guabi dá dicas de como cuidar de um potro órfão. Por fora das pistas, 2015. Disponível em: http://www.porforadaspistas.com.br/guabi-da-dicas-de-como-cuidar-de-um-potro-orfao/. Acessado em 22 de setembro de 2016.
SILVA, A. E. D. F., UNANIAN, M. M., ESTEVES, S. N. Criação de Equinos, Manejo reprodutivo e da Alimentação. Serviço de Produção de Informação – SPI, Brasília – DF, 1998.
ZIOBER, T. M. Fatores a serem considerados na escolha do período de desmame do potro. Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade de Brasília/ Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.