NOVOS ESPAÇOS COMERCIAIS E A “CAMINHABILIDADE”: A AVENIDA 136 E SEU ENTORNO (GOIÂNIA/GO)
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão acerca das novas formas espaciais adotadas pela atividade varejista nas cidades, seus reflexos sobre a forma urbana e seus impactos quanto a adoção prioritária do automóvel e o comprometimento do espaço dedicado ao pedestre. Parte de uma discussão teórica a respeito destes novos arranjos e sobre a importância das políticas de reforço da mobilidade à pé. Utiliza-se do exemplo da Avenida 136 para realizar algumas reflexões sobre o tema. Nos últimos 30 anos a Avenida e seu entorno foram alvo de uma intensa dinâmica imobiliária e varejista que reconfigurou a região e a transformou numa importante centralidade. Após um breve relato deste processo, discutindo a entrada de novos agentes e o impacto desse movimento nos espaços urbanos, realiza um recorte morfológico visando caracterizar essas transformações. Para isso são analisados três trechos com diferentes características visando identificar o processo de adaptação destes espaços às novas demandas. Por fim trás algumas contribuições para a discussão da adequação de instrumentos urbanísticos com o objetivo de construir cidades mais caminháveis e uma mobilidade mais sustentável.