Estudo urbano de Viçosa-MG através do conceito Cidade Educadora
Resumo
Este trabalho apresenta um panorama da cidade de Viçosa, com ênfase no Bairro “Nova Era”, tendo como fundamentos para apreciação premissas acerca da participação social: a educação como direito universal e como um bem público; a consciência de que toda cidade é educativa e tem potencial educador; o reconhecimento de que crianças e adolescentes tem direitos sociais e políticos; e de sua capacidade de participar ativamente na construção de soluções para a cidade. Como objetivo principal buscou-se identificar necessidades, anseios e potencialidades em uma área que se caracteriza como eixo de segregação socioespacial. Este estudo justifica-se pela evidência de que o espaço urbano neste bairro é carente de serviços e caracteriza-se como exemplo do fenômeno de exclusão socioespacial. Traça um panorama da cidade e do bairro por meio do estudo histórico e faz uma análise visual e empírica do espaço urbano de Viçosa, baseando-se na técnica denominada safári urbano. A pesquisa sobre as dinâmicas urbanas, levando em consideração a desigualdade socioespacial, buscou conhecer a relação que existe entre a criança e o adolescente e a cidade em que vive e pode-se concluir que a cidade de Viçosa de insere no contexto urbano mundial, principalmente no que se refere ao direito à cidade, pois configura-se como altamente excludente. A cidade, embora abrigue conceituadas instituições de ensino, não é educadora. Acredita-se que o planejamento urbano estaria à altura de compreender e absorver as práticas sociais que já são exercidas, a despeito da não conformidade dos espaços públicos, e é, assim, uma ferramenta com grande potencial para diminuição destas desigualdades e produção de espaços verdadeiramente educativos e democráticos. Observou-se que há potencialidades no bairro “Nova Era” para espaços culturais e de lazer, e que a construção de equipamentos urbanos contribuiria sobremaneira para a valorização da comunidade e transformação do espaço em lugar educador.
Artigo resultado do desdobramento dos trabalhos realizados no projeto de extensão universitária Educação Urbana, financiado pelo PROEXT