HABITAÇÃO SOCIAL: PROJETO URBANO OU ANTICIDADE?

Autores

  • Edinardo Rodrigues Lucas Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Eline Maria Moura Pereira Caixeta Universidade Federal de Goiás image/svg+xml

Resumo

O presente artigo consiste em reflexões sobre as origens da cidade e sua possível contribuição na produção do espaço urbano, principalmente no espaço produzido através da implementação de empreendimentos habitacionais para a população de baixa renda. Serão analisados conceitos de cidade, anticidade e unidade de vizinhança. Essas reflexões servirão de base para a análise de empreendimentos voltados a habitação de interesse social na cidade de Goiânia: o conjunto Vera Cruz (1979) e o Jardim Cerrado (2010), ambos na região oeste da capital. Nota-se que as diferenças ideológicas de projeto de cidade e os interesses envolvidos conduzem a criação de cidades bem diferentes.

Biografia do Autor

  • Edinardo Rodrigues Lucas, Universidade Federal de Goiás
    Arquiteto e Urbanista, aluno do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Arquitetura "Projeto e Cidade" da Universidade Federal de Goiás - FAV/UFG.
  • Eline Maria Moura Pereira Caixeta, Universidade Federal de Goiás
    Arquiteta e Urbanista, Professora adjunta na Universidade Federal de Goiás, FAV-UFG, onde atua no Curso de Arquitetura e Urbanismo, no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Projeto e Cidade e na coordenação do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo FAV/UFG. Líder do grupo de pesquisa CNPq Arquitetura/Interfaces e pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais.

Downloads

Publicado

2015-07-15