Arte, design, projeto, ou composição urbana? Concepção da forma urbana e complexidade disciplinar no urbanismo francês da primeira metade do século XX

Autores

  • Ivvy Pessôa Quintella Universidade Federal de Alagoas

Resumo

A presente comunicação pretende abordar o lugar do projeto urbano dentro da complexidade disciplinar do campo do urbanismo, enfocando especialmente algumas contribuições de sua história recente. Busca-se elencar e discutir certos termos utilizados para designar interpretações acerca da concepção da forma urbana (arte, design, projeto e composição urbana), sob dois aspectos principais: primeiramente, no sentido de sua dimensão estética; segundo, evidenciando sua aproximação com o pensamento arquitetural. Paralelamente, busca-se questionar as consequências da atual “cisão” entre planejamento e projeto em urbanismo, que parece indiciar certo afastamento entre os campos urbanístico e arquitetônico, em detrimento da concepção espacial e estética da cidade. O entendimento do urbanismo como um campo unitário, ainda que formado a partir da contribuição de diversas disciplinas, era predominante até a primeira metade do século XX.  Nesse processo inicial de profissionalização e de sistematização do campo, a “Escola francesa de urbanismo”, em especial, assumiu um papel preponderante. Porém, malgrado sua importância, ainda pouco se conhece desse legado, que foi quase completamente eclipsado pela ascensão do modernismo funcionalista e só recentemente passou a merecer maior atenção por parte da historiografia urbanística. Em que pese o ostracismo que atingiu essa escola de urbanismo, é interessante constatar a atualidade de várias de suas proposições, tais como a defesa da sensibilidade às qualidades da paisagem e à memória do lugar na concepção da forma urbana. Nesse sentido, a compreensão desse legado encontra pertinência no debate atual sobre o tema do projeto urbano e suas conexões com o planejamento e com a arquitetura. A reflexão acerca de tais questões pode contribuir para a construção de um caminho possível de reconciliação entre os campos irmãos da arquitetura e do urbanismo, favorecendo a concepção do projeto urbano como promotor de urbanidade.

Este artigo é fruto das pesquisas empreendidas na tese “Arte urbana: projeto urbano e dimensão estética no urbanismo francês da primeira metade do século XX”, desenvolvida sob a orientação da Profa. Dra. Sônia Hilf Schulz, com apoio da CAPES.

Biografia do Autor

  • Ivvy Pessôa Quintella, Universidade Federal de Alagoas
    Professora assistente D.E. da Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda PROURB/ UFRJ. 

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Publicado

2015-07-15

Edição

Seção

Morfologia Urbana, Teorias e Profissionais de Arquitetura e Urbanismo