A UTILIZAÇÃO DE ORNAMENTOS DO MOVIMENTO ART DÉCO, EM FACHADAS NA CIDADE DE ANÁPOLIS, GO.

Autores

  • Lucas Gabriel Corrêa Vargas Universidade Federal de Goiás
  • Márcia Metran de Mello Universidade Federal de Goiás

Resumo

O movimento art déco, que no início do século XX trazia em si as ideias do racionalismo, funcionalismo e austeridade no modo de projetar, pode ser considerado como um movimento arquitetônico símbolo de uma época e de vanguardas do progresso. Na cidade de Anápolis, algumas edificações construídas apresentavam em suas fachadas elementos característicos deste movimento, como os jogos de volumes, as esquadrias verticalizadas e as platibandas. Nas edificações da cidade construídas a partir da década de 1930 era possível observar ornamentos nas fachadas característicos do movimento. Apesar das limitações construtivas, dado o afastamento das capitais, as formas e ideias gerais do art déco encontravam-se presentes, demonstrando que a arquitetura popular seria capaz de ao seu gosto e mesmo através de uma simples reprodução, alcançar a estética do que no senso comum era compreendido como significado de progresso e desenvolvimento.


[1] Arquiteto e Urbanista. Mestrando em Arquitetura e Urbanismo. UFG.

[2] Arquiteta e Urbanista, doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), professora da Universidade Federal de Goiás.

Biografia do Autor

  • Márcia Metran de Mello, Universidade Federal de Goiás
    Arquiteta e Urbanista, doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), professora da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2015-07-15