OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Mislaine Renata Costa Campos Arantes
  • Hamilton Afonso Oliveira

Resumo

O termo educação ambiental começou a ser utilizado pela ONU em 1960, porém, somente nos fins da década de 1990, que houve a inserção das primeiras diretrizes da Educação Ambiental como possibilidade de conteúdos a serem trabalhados nas escolas nos PCNs (Parâmetros curriculares nacionais) no ano de como 1997 e, em 1990, que foi promulgada a Lei 9.795 de 27 de abril de 1999 que dispôs sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). O objetivo era fortalecer a conscientização das crianças para que possam viver com mais qualidade sem desrespeitar o meio ambiente. Apesar de diretrizes curriculares e de uma Política Nacional de Educação Ambiental a efetiva implementação da Educação Ambiental nos primeiros anos das séries iniciais ainda é um grande desafio, uma vez que, muito se fala, mas, ações práticas que despertem a importância da conscientização ambiental tem sido um grande desafio. Assim, este artigo pretende abordar um breve histórico do processo que resultou nas políticas internacionais e nacionais para implementar a conscientização pela educação ambiental nas escolas, especialmente, nas séries iniciais da Educação Básica.

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Publicado

2018-11-16