A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA RURAL NA PRESERVAÇÃO DO CERRADO: ESTUDO EXPLORATÓRIO NA ESCOLA MUNICIPAL GERALDO DIAS DE GODOY EM CALDAS NOVAS-GO

Autores

  • Rosangela Lopes Borges

Resumo

Uma sociedade não pode ser analisada minimamente sem referência ambiental, tendo em vista, que tal desafio é uma questão de sobrevivência. A escola, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Temas Transversais, tem sua responsabilidade na conscientização do sujeito no cuidado com o meio ambiente circundante e natural. No caso do estado de Goiás, essa temática abrange a preservação do Cerrado, por ser reconhecido como a savana mais rica do mundo. O presente estudo teve por objetivo investigar as condições, os recursos utilizados, na escola rural, para que os profissionais da educação empreendam um processo de conscientização para a preservação do Cerrado. Para tal, aplicou-se um questionário aos professores, coordenação e direção, da Escola Municipal Geraldo Dias de Godoy, situada no Povoado Nossa Senhora de Fátima (Grupinho), município rural de Caldas Novas-GO. Concluiu-se com essa pesquisa que a Instituição não aborda a Educação Ambiental ou questões relacionadas ao Cerrado de maneira interdisciplinar, ou diferente do que já é trabalhado nas escolas urbanas. Entende-se que seja necessária uma conscientização e uma capacitação dos docentes em relação ao seu papel na preservação desse Bioma.

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Publicado

2018-11-16