A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ALFREDO NASSER (MORRINHOS/GO)
Resumo
Os problemas ambientais aumentam, sobretudo por causa da destruição da natureza
e exploração humana que ameaçam as atuais e as futuras gerações. Dessa forma, há
necessidade de buscar recursos para minimizar esses impactos com vistas a garantir a
sustentabilidade socioambiental do planeta. Portanto, é necessário implementar a Educação
Ambiental nas escolas. Por isso, esta pesquisa objetiva investigar se a comunidade escolar
Alfredo Nasser desenvolve a Educação Ambiental conforme a Lei nº 16.586/2009; identificar
a importância dada ao tema pela comunidade escolar; e, averiguar como acontece (ou não) a
prática da Educação Ambiental na escola. Para isso, faz uso do estudo de caso com uma
abordagem quanti-qualitativa, por intermédio de questionários. Assim, possibilitou deduzir
que, comumente, a Educação Ambiental é conceituada de forma reducionista, pois está
relacionada fundamentalmente aos fatores de preservação e/ou conservação da natureza e é
trabalhada esporadicamente e isoladamente por meio de projetos, sobretudo na disciplina de
Ciências, o que não contribui para a sua efetivação.