O ENSINO DE HISTÓRIA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Autores

  • Maria Carolina Barros Graduanda do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás/Campus Morrinhos
  • Itelvides José de Morais Universidade Estadual de Goiás/Campus Morrinhos

Resumo

Resumo: A disciplina de História é um desafio para os profissionais da educação, pois devem
ensinar sobre o passado conectando os elementos de modo que o aluno consiga compreender
a importância e influência que cada parte da história gerou ou gera no mundo. Esse desafio se
torna ainda maior quando é feito para deficientes visuais. Deficiente visual é o indivíduo que
tem a visão comprometida de maneira parcial, ou perdeu totalmente a visão, por problemas
adquiridos ou congênitos, na educação é necessária adaptação para que o ensino e
aprendizado dessas pessoas gerem bons resultados. O presente trabalho teve como objetivo
abordar a inclusão escolar de maneira histórica e cronológica, mostrando seu
desenvolvimento e seus benefícios. Foi feito através de pesquisa qualitativa, descritiva,
através do estudo de pesquisas bibliográficas retiradas de artigos relacionados a educação
inclusiva no Brasil. Ainda existe um longo e árduo caminho a ser seguido, porém, perceber
que na trajetória da educação de deficientes visuais não houve retrocessos, somente avanços,
gera um enorme sentimento de esperança para todos, pesquisas relacionadas a história dessas
conquistas, de estratégias didáticas, melhorias no ensino, cumprimento de metas
estabelecidas, sem dúvidas, geram potenciais de avanços ainda maiores.
Palavras-Chave: História. Educação. Inclusão. Deficiência Visual.

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Publicado

2020-09-06

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO RURAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS