ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I : REFLEXÕES TEÓRICO- PRÁTICAS NA SEGUNDA FASE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alessandra Nunes Ribeiro Autor
  • Lais Moraes de Oliveira Porfírio Autor
  • Laís Naiara Gonçalves dos Reis Autor

Resumo

O estágio supervisionado representa um componente basilar para a iniciação da carreira profissional
docente, de modo que, as observações e monitorias contribuem para o vislumbre da práxis educacional,
das relações estabelecidas no cotidiano escolar, ainda proporciona uma articulação entre os
conhecimentos acadêmicos adquiridos e a prática verificada. Nesse sentido, o presente trabalho pretendetransmitir as experiências adquiridas no estágio obrigatório de Geografia, desempenhado no ColégioEstadual Dom Abel ao longo dos meses de abril e junho de 2024, o qual, foi composto por atividades deobservação e semi regência (monitoria escolar/ docente), contemplando as turmas da segunda fase doensino fundamental do 6° ao 9° ano. De modo geral, os objetivos do estágio supervisionado estãorelacionados com a consolidação e formação do profissional docente, cujas atividades empreendidas
possibilitaram uma maior compreensão das dinâmicas e dimensões do espaço escolar, a importância derecursos e materiais pedagógicos, sua organização e estruturação como o desenvolvimento dos currículos
e na gestão escolar, ainda, nas práticas docentes e seus desafios para a efetivação do processo ensino- aprendizagem. Lista-se as atividades exercidas em âmbito escolar, sendo, a observação das aulas degeografia, totalizando duas em cada série, análise documental e das dinâmicas concernentes ao espaçoescolar, realização de entrevistas com a atual diretora e professora regente do componente de Geografia,
também participei na execução de projetos realizados juntamente com os alunos, atuação na aplicação ecorreção de avaliações, e envolvimento nas reuniões pedagógicas de conselho de classe, outrossim,
auxílio no planejamento de aulas com recursos pedagógicos digitais (mapas e slides) e na elaboração deatividades lúdicas. Deste envolvimento resultam produtos como documentações, relatórios, reflexões
teórico-práticas e materiais didáticos. Ressalta-se as experiências e reflexões desenvolvidas ao longo doestágio, como suas contribuições para desenvolvimento na formação docente, constituindo um contatoinicial com situações díspares e diversificadas, todas engajadas na construção dos saberes e nocrescimento pessoal. Esses desafios exigem do educador habilidades e conhecimentos específicos para aobtenção de resultados satisfatórios. Já a convivência com os profissionais, evidencia a importância das
relações humanas no ambiente escolar, para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo ecoordenado. Por fim, transmito minha inquietação quanto a prática docente e suas complexidades. Quais
aspectos ainda serão necessários para a consolidação de uma identidade profissional positiva? Aos
estagiários vindouros recomendo uma participação ativa abarcando todas as dimensões do educador,
visando estabelecer aprendizagens expressivas para sua trajetória.

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Publicado

2024-06-26