EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA NA OBSERVAÇÃO E MONITORIADOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL DO CPMG DE ITAPURANGA-GO

Autores

  • Erica Miranda Alves Autor
  • Laís Moraes de Oliveira Porfírio Autor
  • Laís Naiara Gonçalves dos Reis Autor

Resumo

O presente documento descreve em detalhes a experiência de estágio realizada no colégio da PolíciaMilitar (CPMG) de Itapuranga-GO, entre março e junho de 2024, focando na observação e monitoriadocente e escolar. O principal objetivo do estágio foi identificar as estratégias pedagógicas e entender adinâmica na sala de alua no ensino de geografia, além de observar as técnicas de avaliação utilizadas
pelo professor. As metas específicas incluíam ajudar o professor em sala, observar práticas pedagógicas eauxiliar ativamente na monitoria. Durante o estágio, as atividades envolveram a observação de aulas deGeografia, anotações e análise das atividades e recursos didáticos utilizados, além de observar ainteração dos alunos com o professor. Também participei do ambiente administrativo observando as práticas de planejamento pedagógico com a equipe escolar. Observei todo o espaço para uma visãoampla com o intuito de analisar o ambiente e compreender a dinâmica existente na realidade educacional. Essas experiências permitiram uma imersão completa no ambiente escolar, facilitando a compreensão das rotinas e desafios enfrentados pelos educadores e alunos. Os resultados obtidos no estágio foramsignificativos. Foram elaborados relatórios de observação detalhados, correção de provas para melhor familiarização com os conteúdos aplicados aos alunos, além disso, a interação constante com os alunos eprofessores proporcionou uma visão prática das metodologias de ensino aplicadas no ensino fundamental. Esse contato direto contribuiu para o aprimoramento das minhas habilidades de comunicação e gestão desala de aula. O estágio foi uma experiência extremamente enriquecedora, que agregou de maneira substancial à minha formação acadêmica e profissional. A prática diária permitiu o desenvolvimento decompetências essenciais para a atuação docente, como a adaptação de estratégias pedagógicas às necessidades dos alunos e a gestão eficiente do tempo e dos recursos disponíveis. A convivência comaequipe escolar e os alunos também foi fundamental para entender a importância do trabalho colaborativo edo planejamento conjunto. Recomendo que futuros estagiários se envolvam ativamente nas atividades práticas e de planejamento para maximizar o aprendizado e a compreensão da prática docente. Aparticipação em todas as etapas do processo educativo, desde a preparação das aulas até a avaliaçãodos alunos, é crucial para a formação de um professor capacitado e consciente de seu papel na formaçãodos estudantes. Essa experiência prática é indispensável, preparando o futuro educador para os desafios concretos da profissão, além de fortalecer a paixão pelo ensino e o compromisso com uma educação dequalidade.

Downloads

Publicado

2024-06-26