RELATO DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA: OBSERVAÇÃO E MONITORIA NOCOLÉGIO ESTADUAL GEORGINA RODRIGUES

Autores

  • Graziele dos Santos Sousa Autor
  • Laís Moraes de Oliveira Porfírio Autor
  • Laís Naiara Gonçalves dos Reis Autor

Resumo

Este relato contempla de forma sucinta as múltiplas aprendizagens construídas ao longo dessa primeirafase de estágio, realizada no Colégio Estadual Georgina Rodrigues de março a junho de 2024, sendo esseprimeiro contato focado em observação e monitoria docente e escolar. Ao longo desses 4 meses eraesperado o desenvolvimento de práticas pedagógicas obtidas por meio de observação do cotidiano real deuma sala de aula no Ensino de Geografia, além da assistência ao professor titular e ao corpoadministrativo. A princípio, a observação da rotina escolar dos anos finais do ensino fundamental foi essencial para a averiguação dessa práxis construída previamente na academia e evidenciada ao longodos dias na instituição de educação básica. Para uma assimilação mais profunda com as experiências, dificuldades, alegrias e crescimento pessoal e profissional que esse cotidiano pode trazer, foi realizadauma entrevista com o professor titular e, para conhecer as dificuldades internas, a movimentação diárianecessária para a manutenção da unidade e essa vivência democrática e cooperativa entre corpoadministrativo e corpo docente, foi realizada uma entrevista com a diretora. Foi possível também umaconvivência direta com os discentes desses anos finais, experimentando uma disparidade ampla emcrianças socioeconomicamente vulneráveis quanto à alfabetização e interpretação textual, o que torna oprocesso de adquirir conhecimento e desenvolvimento de uma autoaprendizagem excepcionalmentevagaroso. Com todo esse material foi possível gerar um relatório agrupando os conhecimentos eaprendizados de forma esmiuçada, uma melhora pessoal na didática e na preparação para expandir asperspectivas de futuros planejamentos de aula compondo o meu repertório com gestão de aula eadaptação de material didático. Essa valiosa etapa vai deixar um rico entendimento de metodologia, didática, aprimoramento diário, dificuldades e limitações, entendendo que é necessária uma preparaçãoteórica para chegar com bases sólidas na sala de aula e é imprescindível esse contato direto com auxíliopara que, ao chegar em uma sala de aula, o profissional que começar sua carreira tenha sustentaçãosuficiente para entregar um aparato completo. Em quanto às dificuldades e limitações, se trata de umadeficiência sistêmica que, malfadadamente, não pode ser sustentada como um dilema apenas daeducação básica. Novamente, é fundamental expressar o grande aparato adquirido, valendo-se não sópara o desenvolvimento e aprendizagem profissional, mas também expandindo para o campo acadêmicoe pessoal, sendo assim, um protocolo genuinamente pontual na formação docente.

Downloads

Publicado

2024-06-26