RELATO DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA: OBSERVAÇÃO E MONITORIA NOCOLÉGIO ESTADUAL GEORGINA RODRIGUES
Resumo
Este relato contempla de forma sucinta as múltiplas aprendizagens construídas ao longo dessa primeirafase de estágio, realizada no Colégio Estadual Georgina Rodrigues de março a junho de 2024, sendo esseprimeiro contato focado em observação e monitoria docente e escolar. Ao longo desses 4 meses eraesperado o desenvolvimento de práticas pedagógicas obtidas por meio de observação do cotidiano real deuma sala de aula no Ensino de Geografia, além da assistência ao professor titular e ao corpoadministrativo. A princípio, a observação da rotina escolar dos anos finais do ensino fundamental foi essencial para a averiguação dessa práxis construída previamente na academia e evidenciada ao longodos dias na instituição de educação básica. Para uma assimilação mais profunda com as experiências, dificuldades, alegrias e crescimento pessoal e profissional que esse cotidiano pode trazer, foi realizadauma entrevista com o professor titular e, para conhecer as dificuldades internas, a movimentação diárianecessária para a manutenção da unidade e essa vivência democrática e cooperativa entre corpoadministrativo e corpo docente, foi realizada uma entrevista com a diretora. Foi possível também umaconvivência direta com os discentes desses anos finais, experimentando uma disparidade ampla emcrianças socioeconomicamente vulneráveis quanto à alfabetização e interpretação textual, o que torna oprocesso de adquirir conhecimento e desenvolvimento de uma autoaprendizagem excepcionalmentevagaroso. Com todo esse material foi possível gerar um relatório agrupando os conhecimentos eaprendizados de forma esmiuçada, uma melhora pessoal na didática e na preparação para expandir asperspectivas de futuros planejamentos de aula compondo o meu repertório com gestão de aula eadaptação de material didático. Essa valiosa etapa vai deixar um rico entendimento de metodologia, didática, aprimoramento diário, dificuldades e limitações, entendendo que é necessária uma preparaçãoteórica para chegar com bases sólidas na sala de aula e é imprescindível esse contato direto com auxíliopara que, ao chegar em uma sala de aula, o profissional que começar sua carreira tenha sustentaçãosuficiente para entregar um aparato completo. Em quanto às dificuldades e limitações, se trata de umadeficiência sistêmica que, malfadadamente, não pode ser sustentada como um dilema apenas daeducação básica. Novamente, é fundamental expressar o grande aparato adquirido, valendo-se não sópara o desenvolvimento e aprendizagem profissional, mas também expandindo para o campo acadêmicoe pessoal, sendo assim, um protocolo genuinamente pontual na formação docente.