RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: OBSERVAÇÃO EMONITORIA NO COLÉGIO ESTADUAL ZICO MONTEIRO

Autores

  • Leandro Rodrigues Borges Autor
  • Laís Moraes de Oliveira Porfírio Autor
  • Laís Naiara Gonçalves dos Reis Autor

Resumo

Este relato descreve a experiência de estágio supervisionado realizado no Colégio Estadual Zico Monteiro, de março a junho de 2024, focado na observação e monitoria docente no ensino de Geografia. O estágioteve como objetivo desenvolver habilidades pedagógicas e compreender a dinâmica de sala de aula. Inicialmente, participei de uma reunião inaugural para delinear detalhes cruciais, como designação deescolas, documentos necessários e comportamento adequado no ambiente escolar. Durante o estágio, minhas atividades incluíram auxiliar o professor em tarefas diárias e na correção de provas. No 6° ano, observei a utilização de abordagens visuais para manter a atenção dos alunos. No 7° ano, notei maior interesse e concentração dos estudantes, enquanto no 8° ano, a professora adaptava sua abordagempara superar dificuldades de leitura e infrequência. No 9° ano, a professora lidou com desafios decomportamento e infrequência, utilizando leituras compartilhadas e atividades participativas. Entrevistas com a diretora e a professora de Geografia destacaram os desafios e práticas pedagógicas da escola. Adiretora enfatizou a criação de um ambiente acolhedor e a formação de cidadãos críticos, enquanto aprofessora de Geografia detalhou suas estratégias adaptativas para engajar os alunos, utilizandoexemplos locais e recursos tecnológicos. A observação do ambiente escolar no Colégio Estadual ZicoMonteiro revelou salas equipadas com ar condicionado, mas sem computadores, além de um laboratóriode robótica em parceria com a Campus Party. O PPP da escola enfatiza a parceria com as famílias e avalorização da diversidade cultural. As atividades de monitoria incluíram auxiliar a professora em tarefas diárias, como a correção de provas. Os resultados do estágio foram significativos, com a elaboração derelatórios de observação, auxílio ao docente e suporte na correção de avaliações. A interação constantecom alunos e professores aprimorou minhas habilidades de comunicação e gestão de sala de aula. Oestágio foi uma experiência enriquecedora, contribuindo consideravelmente para minha formaçãoacadêmica e profissional. Recomendo que futuros estagiários se envolvam ativamente em todas as etapas do processo educativo para potencializar o aprendizado e a compreensão da prática docente, preparando- se para os desafios reais da profissão e reforçando o compromisso com a educação de qualidade.

Downloads

Publicado

2024-06-26