RELATO PESSOAL DE ESTÁGIO EM UM CURSODE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Resumo
A experiência durante o período de estágio em Guaraíta no Colégio Georgina Rodrigues Coelho foi
bastante vantajosa. Observou-se que, durante as aulas, muitas atividades passadas pelo professor foramprodutivas, com explicações de conteúdos e correção de atividades de casa. Em relação às turmas, notou- se que os alunos do 6° e 7° ano apresentaram dificuldades em entender e focar nos conteúdos, compoucos mostrando interesse na matéria, apesar dos esforços do professor. Já no 8° e 9° ano, apesar deuma boa parte dos alunos contribuir com a aula, o desenvolvimento foi mediano. O professor relatoudificuldades para ministrar algumas aulas, desafios mencionados durante uma entrevista realizada comele. O espaço da escola oferece bastante material didático para os alunos, como chromebooks para arealização de atividades. As salas possuem ar condicionado, datashow e televisões para auxiliar alunos eprofessores durante as aulas. Foi realizada a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP), documentousado para mostrar informações e objetivos da instituição de ensino para a educação dos alunos, eentrevistas com o professor e a diretora da instituição. Em relação às horas complementares, uma formade contribuir com a instituição de ensino e também de observar o trabalho do docente e do diretor(a),
foram realizadas atividades extras como aulas de reforço de leitura para alguns alunos, utilizando textos
com conteúdo de geografia, e ajuda na organização de jogos estudantis para os alunos. O período deestágio no colégio foi uma experiência importante para a iniciação do estágio, permitindo observar deperto o trabalho do docente e de todos os membros da equipe administrativa da instituição. Foi possível
presenciar os desafios enfrentados pelos professores para transmitir conhecimento e conteúdo aos
discentes, bem como as dificuldades de alguns alunos durante o ensino, tornando a aprendizagem umgrande desafio. Espera-se que essa experiência contribua para um bom desempenho na prática docentefutura.