RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A formação do profissional docente está associada a processos que excedem os fundamentos e instrumentos proporcionados pelos cursos de licenciatura, exige-se o envolvimento em múltiplas ações de construção contínua e reflexivas, além de um aprimoramento de suas práticas pedagógicas por meio das
diversas experiências adquiridas em âmbito escolar. Dessa forma, o estágio supervisionado representa um componente fundamental para a iniciação da carreira profissional docente, responsável pela aproximação e um contato inicial do acadêmico com as instituições de ensino, proporcionando vivências e experiências
no cotidiano dessas escolas. Isso sem contar que, atua no desenvolvimento de habilidades pedagógicas
úteis para a articulação entre teoria e prática. Partindo dessas inserções, o presente relatório pretende transmitir as experiências adquiridas no estágio supervisionado e obrigatório de Geografia, desenvolvido no Colégio Estadual Dom Abel ao longo dos meses de abril e junho de 2025, o qual foi composto por
atividades de observações e semirregência (monitoria escolar e docente), contemplando as turmas
matutinas da 1ª à 3ª série do ensino médio. De modo geral, os objetivos do estágio supervisionado estão relacionados com a consolidação e formação do profissional docente, cujas atividades empreendidas
possibilitaram processos reflexivos para produção de uma prática efetiva e a compreensão do fazer
docente, ainda, o vislumbre das dinâmicas escolares e a construção dos saberes nesse espaço, além dos
principais desafios para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. Entre as principais atividades
realizadas no âmbito escolar estão as observações das aulas de Geografia, contabilizando um total de 12aulas, sendo 4 em cada uma das séries do ensino médio. Tais observações configuram-se como recurso essencial, pois permitem compreender as dinâmicas presentes em sala de aula, os diferentes métodos de ensino utilizados, a relevância dos recursos e materiais pedagógicos, que também evidencia as
individualidades de cada aluno e os desafios enfrentados no cotidiano escolar, contribuindo significativamente para a construção e consolidação da identidade profissional docente. Já as atividades
de monitoria escolar e docente foram contabilizadas através do envolvimento na biblioteca, participação nos preparativos de eventos escolares realizados junto à comunidade, contribuição em roda de debates no contexto sala de aula, e por fim, através do auxílio e planejamento em recursos pedagógicos digitais,
principalmente na elaboração de mapas regionais do estado de Goiás, por meio de softwares de geoprocessamento. Desse envolvimento resultam produtos como documentações, relatórios, reflexões,
mapas e materiais didáticos, todavia, considero relevante ressaltar as experiências e reflexões
desenvolvidas ao longo do estágio, como suas contribuições para o meu desenvolvimento docente,
constituindo um novo contato com situações dispares e diversificadas, indispensáveis para a construção das práticas e saberes docentes. Por fim, concluo que o estágio supervisionado foi uma experiência enriquecedora, marcada por inúmeros aprendizados, que influenciarão em minha trajetória docente e na consolidação de uma identidade profissional.