VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO DE GEOGRAFIA
Resumo
Neste relato apresentamos uma síntese das nossas experiências, conhecimentos e práticas, realizadas como cumprimento da carga horária do estágio supervisionado obrigatório em Geografia III no Colégio Estadual de Itapuranga-GO, de ensino médio, entre os meses de maio a junho de 2025, tendo como intuito participar das atividades de observações de aulas, monitoria escolar e docente, onde pode-se perceber e conhecer as dificuldades ou facilidades de metodologias utilizadas pelo professor nas aulas aplicadas tanto em sala de aula como no espaço escolar. Nesta fase, o objetivo é procurar entender os meios e modos utilizados pelo professor em sala de aula, abordando as estratégias utilizadas e podendo usar alguns desses métodos quando nós estivermos atuando como docentes. Dentre as atividades desenvolvidas na escola, participamos de observações de aulas de Geografia nos seguintes anos letivos: 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, onde acompanhamos o desenvolvimento dos alunos através do empenho e da participação nas aulas. Realizamos a monitoria escolar, participando na colaboração de ornamentações de eventos, organizações de provas, separando-as por série e por professor, e também auxiliamos em salas de aula, devido às ausências de docentes. Na monitoria docente, também ministramos aulas, auxiliando o professor em algumas atividades. Os resultados obtidos durante o estágio têm sido os melhores, pois, por meio dessas parcerias, estagiário/professor, são obtidas experiências, desenvolvimento e aprimoramento do conteúdo aplicado em sala, onde ambos estão colaborando um com o outro, trocando experiências e conhecimentos relacionados à disciplina aplicada na sala de aula. O estágio nos proporciona conhecer de perto a realidade vivenciada por professores, pois muitas das vezes imaginamos ser simples e fácil ministrar uma aula sem saber o que é a dinâmica da sala de aula, e através do estágio podemos ver e sentir na pele o que realmente um professor faz, observamos que não é nada fácil, pois muitas vezes o professor tem que usar um tom de voz mais alto para receber um mínimo de respeito e atenção para prosseguir com o conteúdo ou tema aplicado, devido à grande quantidade de alunos conversando ao mesmo tempo, então quando o professor tem controle da situação, a aula flui bem, mas quando não tem o domínio as coisas só complicam cada vez mais. Então percebemos que este estágio foi e vai ser de grande valia para nós, não só na nossa formação, como na compreensão das necessidades dos alunos, desenvolver projetos que podemos contribuir para a formação de alunos através da experiência obtida no decorrer do processo de estágio. Além de utilizarmos esta experiência como base e uma oportunidade de vivenciar tudo aquilo que ainda temos curiosidade quanto à sala de aula, os métodos e metodologias utilizados pelos professores, as formas em que eles utilizam para trabalhar o ensino-aprendizagem com seus alunos e se realmente os métodos utilizados por eles funcionam, para que ao observá-los em sala possamos estabelecer os novos métodos, podendo mantê-los ou aperfeiçoá-los, buscando uma melhor dinâmica apresentada aos alunos.