RELATÓRIO DE ESTÁGIO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NOENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Raíza Ivillin Soares Pereira Autor
  • Lais Moraes de Oliveira Porfírio Autor
  • Lais Naiara Gonçalves dos Reis Autor

Resumo

O presente relatório refere-se ao Estágio Supervisionado I, realizado na Escola Estadual Joaquim da Silva Moreira no ano de 2025. Inicialmente, o estágio teve como finalidade apresentar a carreira profissional dos docentes, de modo que fosse possível observar sua regência em sala de aula, sendo monitoradas quatro aulas de Geografia, do 6º ao 9º ano.

O trabalho teve como objetivo proporcionar experiência sobre como lidar com alunos em diversas aulas e, principalmente, em diferentes anos escolares. As dinâmicas no espaço escolar foram bem exploradas durante os meses de estágio, sendo possível observar a interação entre professores e alunos, e especialmente da própria escola com seus discentes.

O cuidado demonstrado na organização de atividades — desde uma simples palestra sobre cyberbullying até uma mensagem especial para o Dia das Mães — reflete o comprometimento e o empenho diário da escola com seus alunos.

Com a obtenção desses resultados, tive o enorme prazer de monitorar, ao todo, 16 aulas, com a presença de quatro professores: Denis Pessoa (6º ano), Divino Ordones (7º ano), Elia Aparecida (8º ano) e Rionei Ferreira (9º ano). Adquiri um ótimo aprendizado durante essas aulas, compreendendo melhor como me comunicar com cada turma e como encaixar cada conteúdo. Ademais, com a diversidade dos professores, também pude analisar diferentes abordagens didáticas e lúdicas, contribuindo para a futura construção da minha própria didática.

Importante destacar que, em uma dada aula, juntamente com meus colegas de estágio, tivemos uma semirregência com o intuito de realizar uma pesquisa sobre o desempenho dos estudantes em sala de aula. A aplicação ocorreu no 7º ano B. Durante duas aulas, foi possível realizar uma breve recapitulação sobre o conteúdo passado pelo professor Divino Ordones. Logo em seguida, distribuímos um questionário com dez perguntas e aplicamos um jogo desenvolvido especificamente para essa aula. Ao final, aplicamos novamente o mesmo questionário para avaliar o quão satisfatória foi a aprendizagem após a utilização do jogo.

No fim, fui capaz de concluir o estágio na escola com grandes resultados — relatórios, experiências e documentos — que levarei para a vida acadêmica e para o meu crescimento pessoal.

Tendo em vista a necessidade de vivência profissional, a escola foi muito acolhedora e esteve disponível a todo momento para sanar dúvidas. Os professores nos receberam em suas aulas com bastante educação. Embora se note que a maioria dos alunos ainda não saiba aproveitar plenamente o ensinamento naquele momento, há alunos que se interessam e interagem durante as aulas.

Portanto, por meio deste relatório, deixo meus agradecimentos a todos da escola que me acolheram e afirmo com toda certeza que é fundamental vivenciar o estágio para sentir a realidade de um professor e compreender o quanto é profundo e importante o seu trabalho no âmbito escolar. Conclui-se, assim, que os objetivos e as expectativas foram alcançados com sucesso, sem qualquer problema.

Publicado

2025-06-24