EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA NA OBSERVAÇÃO E MONITORIA DOCENTE E ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II DO COLÉGIO ESTADUAL ZICO COELHO DE ITAPURANGA, GOIÁS
Resumo
O referido documento pormenoriza o estágio observacional, sendo esta etapa essencial na formação de futuros educadores, permitindo compreender a dinâmica da sala de aula, a interação entre professor e alunos e os desafios da docência na prática. Este relato evidencia minha experiência como estagiário observador no Colégio Estadual Zico Coelho, uma instituição de ensino fundamental de Itapuranga, Goiás, entre abril e maio de 2025, salientando os objetivos, atividades desenvolvidas, resultados obtidos, aprendizado adquirido, contribuição para a escola e a conclusão desta vivência.
O principal objetivo foi compreender os métodos pedagógicos utilizados pelo professor, a gestão do espaço escolar e a resposta dos alunos às estratégias de ensino, além da análise das dificuldades enfrentadas na docência e como elas são lidadas no dia a dia da sala de aula.
Neste período, observei diversas aulas ministradas por professores experientes, analisei suas abordagens, a interação com os alunos e os recursos didáticos aplicados, bem como as metodologias utilizadas, como o uso de tecnologias educacionais. Participei do processo de execução do projeto da Seduc com o tema “Justiça Climática” e da aplicação da cartilha pedagógica do projeto de pesquisa da professora Laís Porfírio, da UEG - Unidade Itapuranga. Conversei com docentes sobre suas práticas, desafios e estratégias para melhorar o aprendizado dos alunos, em que foi relatado que o maior desafio na atualidade é a indisciplina dos alunos.
Os resultados foram engrandecedores, pois percebi a importância da adaptação do ensino à realidade dos estudantes. A observação enfatizou que o envolvimento dos alunos varia conforme a abordagem pedagógica exposta, demonstrando que, para estimular o interesse e a participação, os métodos interativos são essenciais. Esse aprendizado foi significativo, pois compreendi melhor a necessidade de planejamento, organização e estratégias no ensino.
Observei que, para a construção de um ambiente produtivo, a comunicação clara e a empatia são de suma importância. Ademais, percebi que a gestão eficaz — ou a falta dela — na sala de aula impacta diretamente o desempenho dos alunos. Devido à natureza observacional do estágio, minha contribuição para a escola foi limitada; entretanto, a instituição, como um todo, foi essencial na minha formação.
Ao ouvir as vivências dos docentes, obtive aprendizado e o anseio de chegar à docência com uma pedagogia ativa, de modo que os alunos adquiram apreço pelo currículo que irei conduzir, a Geografia.
Diante do exposto, o estágio observacional foi uma experiência enriquecedora que fortaleceu minha compreensão sobre a prática docente. A conduta em sala de aula permitiu identificar estratégias eficazes de ensino e reforçou a necessidade de adaptação constante para atender às necessidades dos alunos e também do professor. Essa experiência é fundamental para minha futura atuação como educador.