VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS NO ESTÁGIO EM GEOGRAFIA NO COLÉGIO ESTADUAL DOM ABEL

Autores

  • Thais Borba de Moura Autor
  • Lais Moraes de Oliveira Porfírio Autor
  • Lais Naiara Gonçalves dos Reis Autor

Resumo

Durante o período do meu estágio obrigatório em Geografia, tive a oportunidade de vivenciar experiências únicas e enriquecedoras no Colégio Estadual Dom Abel, localizado em Heitoraí-GO, escola onde estudei durante toda a minha vida escolar, o que tornou o momento ainda mais especial. Acompanhei as aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de abril a junho de 2025, participando ativamente das rotinas escolares, tanto na monitoria escolar quanto na atuação docente, o que me proporcionou uma visão ampla do cotidiano de uma escola pública. Desde o início, fui muito bem recebida por toda a equipe da escola. Professores, coordenação, direção, funcionários e alunos mostraram-se solícitos e colaborativos. Quero agradecer imensamente à professora Márcia Batista de Paula, com quem tive a honra de desenvolver um projeto que me fez crescer pessoal e profissionalmente. Durante a observação das aulas, pude perceber como os professores buscam constantemente adaptar suas práticas às necessidades dos alunos. Foi enriquecedor acompanhar o planejamento das atividades, a organização dos conteúdos e, principalmente, a forma como cada docente lida com a diversidade presente em sala de aula. Além das aulas, também tive a oportunidade de observar os diferentes espaços escolares, como a biblioteca e os laboratórios, percebendo como esses ambientes contribuem para o processo de aprendizagem dos estudantes. A biblioteca, por exemplo, é um espaço silencioso, mas muito procurado pelos alunos em horários livres. Já os laboratórios são utilizados em algumas aulas práticas, principalmente na área de Ciências e Química. Também tive contato com documentos importantes da escola, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Plano Nacional de Educação (PNE), que orientam as ações pedagógicas e as metas a serem alcançadas. Na monitoria docente, tive a chance de ajudar os alunos com dúvidas, reforçar conteúdos trabalhados, corrigir atividades em sala e participar de atividades pedagógicas. Cada momento com os estudantes me ensinou algo novo. Juntamente com a monitoria escolar, tive a oportunidade de realizar um projeto sobre a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA); esse projeto exigiu responsabilidade, sensibilidade e compromisso, pois, juntamente com a professora regente, foram trabalhadas, em todas as salas, jornadas pedagógicas sobre a justiça climática. Nesse período, me aproximei ainda mais da prática docente, pois participei de cada planejamento e reunião com os alunos. Juntos, elaboramos projetos para deixar a escola mais sustentável, com a intenção de levar essa sustentabilidade para a comunidade. Ao propor debates, mapas mentais, atividades interativas e rodas de conversa, busquei tornar o conteúdo mais acessível e próximo da realidade dos alunos. Também quero deixar meu agradecimento às professoras orientadoras do estágio, Lais Naiara Gonçalves dos Reis e Lais Moraes de Oliveira Porfírio, que contribuíram significativamente com conselhos, sugestões e apoio constante. Sempre estiveram disponíveis para tirar dúvidas, corrigir trabalhos e orientar sobre como agir em sala de aula. O estágio foi um momento de muitos aprendizados. Enfrentei desafios, como o medo de errar, a insegurança ao falar em público e a responsabilidade de lidar com uma turma. Conforme fui trabalhando com os alunos e apresentando mini-aulas para as professoras, adquiri maior segurança em administrar uma aula.

     

Publicado

2025-06-24